Mês da advocacia: conheça o trabalho do conselheiro seccional Daniel Santos Netto da Silva

– Como foi sua trajetória profissional na advocacia até chegar aqui como conselheiro(a) seccional da OAB-GO?

Me formei em direito no ano de 2009, no mesmo ano me casei com minha esposa, Elis Vilela e fui pai da minha primeira filha Sophia. Como foi tudo muito rápido, e ainda jovem, aos 23 anos, eu tinha uma única opção, dar certo na advocacia, sem possibilidade de um plano B. Em 2010 deixei o escritório que trabalhava em Goiânia e fui atuar no escritório Santos e Neto em Carmo do Rio Verde-GO, que tinha como sócio fundador Delson Santos, meu tio materno e Odilon Neto, meu pai; foram os meus primeiros passos na advocacia.

Juntamente com meus familiares iniciamos novos projetos que iriam ampliar cada vez mais nossa atuação. O ano de 2011 foi marcante, iniciando com o nascimento do meu segundo filho Matheus e findando com a nossa mudança para Santa Terezinha de Goiás, era a construção da primeira filial do nosso escritório. Serei eternamente grato à Santa Terezinha de Goiás pela acolhida, pois, fizemos amigos, criamos lastro e fixamos raízes.

Em 2018 iniciei minha trajetória na política classista, com a advocacia unida, buscando melhores condições de atuação e valorização, candidatei à presidente da Subseção da OAB Crixás.e com o apoio da maioria dos colegas fui eleito presidente da Subseção, gestão 2019/2021. Como presidente de Subseção realizamos dezenas de reuniões com a OAB-GO, Poder Judiciário e Ministério Público, visando proporcionar melhores condições de atuação para à advocacia e subsidiar uma prestação jurisdicional adequada à sociedade, também dialogamos e atuamos com os poderes públicos locais para garantir à atuação da advocacia durante a pandemia, levamos melhorias estruturais às salas da OAB nos Fóruns, construção de parlatório na unidade prisional, pleiteamos a doação do terreno para construção da sede da subseção junto ao município de Crixás, e a inclusão da construção no orçamento da OAB-GO, foram três anos de batalhas, mas também, celebrados com bastante união e harmonia. Findada a atuação como presidente da Subseção, colocamos o nome à disposição para concorrer ao cargo de conselheiro seccional, vindo a lograr êxito no pleito eleitoral, passando a integrar o Conselho Seccional da OAB Goiás gestão 2022/2024.

– Como você tem contribuído no Conselho Seccional para impulsionar a advocacia?

Junto ao Conselho Seccional da OAB Goiás tive a possibilidade de acompanhar a advocacia goiana além dos limites de nossa Subseção. Nos papeis institucionais da OAB Goiás como conselheiro seccional atuamos em processos importantíssimos para defesa e valorização da advocacia, em deliberações no Conselho Pleno julgamos processos sensíveis à advocacia, tais como: processos de inscrição, exclusão, notas de desagravo, medidas administrativas e judiciais, indicação do quinto constitucional da advocacia, dentre outros, com atuações sempre pautadas na legislação de regência e buscando a valorização e o impulsionamento da advocacia. Como venho do interior sinto as necessidades da advocacia interiorana, por isso sempre que possível e solicitado tenho acompanhado as reuniões nas comarcas do interior com os juízes e promotores que nelas atuam para estreitar o diálogo entre os representantes do Judiciário e do Ministério Públicos para com a Ordem Dos Advogados Do Brasil, cujos diálogos são voltados a garantir o exercício pleno da advocacia aos seus membros. Junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás acompanhamos demandas das Subseções visando a manutenção e o provimento de diversas comarcas com juízes titulares, demandas estas primordiais para a advocacia do interior. Com respeito, compromisso e dedicação pretendo seguir o mister que me foi outorgado, contribuindo para uma advocacia cada dia mais digna e pujante.