Diante do intolerável nível de degradação das instituições brasileiras e da perplexidade da nação com as denúncias de corrupção envolvendo o governo, o movimento Limpa Brasil, idealizado pelo deputado federal João Campos, com o apoio da OAB-GO, lançou nesta sexta-feira, 2, o ato público Fora com Essa Lama. O evento, de abrangência nacional, com participação popular, de entidades não-governamentais, igrejas e representantes classistas, definiu linhas de atuação da sociedade civil organizada contra a corrupção e na redefinição da moral política brasileira, especialmente nas relações entre o poder público e o segmento privado.
O ponto alto do protesto, que contou com a participação do presidente da seccional, Miguel Cançado, ocorreu por volta das 10 horas, quando os participantes seguiram em marcha da OAB-GO até a Avenida Coronel Eugênio Jardim. De rodos em punho, guiados por um caminhão pipa, manifestantes promoveram protesto em favor de uma faxina ética nas instituições nacionais.
Durante discurso, Miguel Cançado ressaltou a participação da Ordem nas grandes questões nacionais desde o seu surgimento, há 75 anos. O deputado João Campos afirmou que o povo brasileiro assiste estarrecido ao desmoronamento das instituições do país, vítimas do grandioso mar de lama que inunda a nação, causando indignação em homens e mulheres de bem e que não podem se calar em momentos como tais. O deputado reforçou que o povo brasileiro tem a obrigação cívica de resistir a toda tentativa de contemporização da atual crise política.
Das discussões travadas no auditório da OAB-GO, foi elaborada a Carta de Goiânia, um marco legal com diretrizes que vão nortear uma atuação política e institucional que valorize a verdade, a justiça, a legalidade, a transparência e a probidade na administração pública. Nesta terça-feira, 6, representantes do movimento Limpa Brasil encontram-se com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, para entregar a Carta e os rodos utilizados na manifestação.
O movimento ainda apoiará a realização de outras manifestações pelo interior de Goiás e02/12 11h40