Lisboa sedia Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa

23/03/2010 Encontro, Notícias

Vai até esta quarta-feira (24), em Lisboa (Portugal), o I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa. O encontro, que começou na segunda (22), é promovido pela União dos Advogados de Língua Portuguesa e conta com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, e do diretor-tesoureiro da instituição, Miguel Cançado. Os painéis tratam das prerrogativas dos advogados, sigilo profissional e exercício da advocacia.

Hoje, durante o evento, o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, palestrou sobre o papel do advogado perante o Poder Judiciário. "O juiz tem que ser magistrado e não majestade", frisou. O ministro tratou ainda do quinto constitucional da advocacia e a participação da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "O CNJ está mudando o Poder Judiciário no Brasil e a advocacia é parte dessa mudança", disse.

Às 15h30 de hoje, Ophir Cavalcante presidirá um painel sobre Sigilo Profissional. O diretor-tesoureiro, Miguel Cançado, irá participar da mesa como relator. Ainda participa do congresso o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB Nacional, Cezar Britto.