O portal da OAB-GO está apto para permitir que portadores de deficiência visual tenham acesso ao seu conteúdo por meio da utilização de softwares que fazem a leitura de tela. A novidade foi apresentada, nesta quarta-feira (16), durante a última sessão plenária da gestão. O estudante do 8º período de Direito Carlindo Santana Calixto, 45, deficiente visual, e que solicitou à Seccional a adaptação do portal para a acessibilidade, esteve presente e fez a demonstração de como funciona o acesso. "Quando entrei em contato com a OAB-GO para sugerir a adequação do portal, não imaginei que meu pedido seria atendido com tanta agilidade e presteza pela instituição", afirmou o estudante.
Também participaram da sessão a presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG), Geralda Maria de Lacerda, e o ex-conselheiro da OAB-GO, José Dimas Lacerda, também portador de deficiência visual.
A OAB-GO é a primeira Seccional do País a disponibilizar este tipo de serviço, numa demonstração que a instituição se preocupa com o lado social. "A OAB-GO saiu na frente", afirmou Carlindo, antes de fazer a demonstração do funcionamento do software que converte o texto em sinais sonoros, utilizado por ele, no portal no da OAB-GO. "Ainda são poucos os sites que disponibilizam a acessibilidade digital. No Brasil, nem 10% dos deficientes visuais acessam a internet devido à falta de adequação dos sites", disse Carlindo.
A presidente da ADVEG, Geralda Maria de Lacerda, cumprimentou a Seccional pela iniciativa. "A acessibilidade vai atender não só o estudante de Direito, mas qualquer deficiente visual interessado na área jurídica." O advogado José Dimas, que integrou o Conselho Seccional na gestão 2004/2006, destacou que a instituição não poderia ficar sem atender o portador de deficiência visual. "A OAB-GO demonstra preocupação com a inclusão social", garantiu.
Como funciona
Para acessar, o deficiente visual precisa ter uma ferramenta de leitura instalada em seu computador. Segundo André Luiz Esperidião, gerente de Tecnologia da Informação da OAB-GO, a instituição tem planos para expansão do projeto de acessibilidade digital para os deficientes visuais. "A primeira fase de adaptação do portal da OAB-GO para acesso aos softwares de leitura de tela já está concluída. Ficaremos atentos caso surjam necessidades de adaptações e aprimoramento do serviço prestado", ponderou o gerente de TI.