Junho Violeta: Ceas participa de ações em combate à violência contra os idosos

23/06/2023 Comissões, Notícias

Em alusão à campanha Junho Violeta, de combate à violência contra a pessoa idosa, a Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceas) participou de uma série de ações com o propósito de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos.

Com atuação proativa, a comissão buscou promover uma mudança cultural, estimulando a solidariedade e a empatia em relação aos idosos. Nesse sentido, como primeira ação realizada, a Ceas, representada pela secretária-geral Edna Mendanha, e pela advogada Ana Ordália, acompanharam a Blitz do Idoso, idealizada pelo vereador Paulo Magalhães, presidente municipal da Comissão do Idoso, que foi realizada na Casa da Acolhida Cidadã, local onde abriga idosos em situação de vulnerabilidade.

Em outra ação, a presidente da Ceas, Maria Madalena Carvelo, acompanhada de Ana Ordália, participou do seminário realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedip), realizado no dia 15 de junho na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde se discutiu sobre a violência a pessoa idosa.

Ainda na Alego, a presidente da comissão participou da audiência pública sobre a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada no dia 16 de junho. No mesmo dia, a dirigente também marcou presença no Encontro das Mulheres Rendeiras, realizado no Colégio Lyceu de Goiânia, oportunidade em que explicou sobre a necessidade de proteção aos idosos e seus direitos.

Conscientização

Reconhecendo a importância de sensibilizar a sociedade sobre essa questão urgente, a Ceas se empenhou em oferecer entrevistas à imprensa. Com essa iniciativa, a comissão buscou divulgar informações relevantes e instigar reflexões acerca dos direitos e da proteção dos idosos.

A presidente da comissão, Maria Madalena Carvelo, concedeu entrevista para o programa jornalístico Tarde News da Fonte TV, sobre o aumento de casos de violência contra o idoso, destacando o Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa e a necessidade de proteção aos idosos.

Além disso, a dirigente proferiu palestra sobre a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no Centro Dia do Idoso (CDDI), campanha que abordou sobre a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Na ocasião, ressaltou a importância do Junho Violeta e da importância de proteger, respeitar e valorizar os idosos.

Ainda, Maria Madalena gravou vídeo explicativo sobre os direitos da pessoa idosa em relação à gratuidade de passagens para viagens interestaduais, além de palestrar na Faculdade Araguaia, sobre os direitos da pessoa idosa.

“É responsabilidade da família, da sociedade e do Estado zelar pela dignidade da pessoa idosa. Qualquer sinal de violência contra a pessoa idosa, denuncie! Violência física, psicológica, material, denuncie!”, salientou a presidente.

×