Encabeçada pelo presidente da Subseção da OAB-GO de Jataí, Mário Ibrahim do Prado, uma delegação composta de advogados e representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Jataí se reuniu, nesta terça-feira (26), com o juiz federal substituto Warney Paulo Nery Araújo, que atua na sétima Vara Federal de Goiânia e é responsável pela proposta de ampliação da Justiça Federal no Estado de Goiás. Na reunião, que teve a participação do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, foi solicitado o apoio da Seção Judiciária goiana da Justiça Federal para que pelo menos uma das 230 varas federais que serão criadas em todo o País seja destinada ao município de Jataí.
"É muito grande o número de processos patrocinados por advogados de Jataí tramitando na vara federal de Rio Verde, a qual já não mais consegue atender às necessidades dos advogados de todo a região", explicou Mário Ibrahim ao ressaltar a necessidade da criação da vara federal no município. "Além disso, Jataí é sede de um departamento da Polícia Federal e é a cidade mais bem posicionada do Sudoeste, uma vez que é cortada por três rodovias federais", ponderou o presidente da subseção.
Henrique Tibúrcio garantiu o apoio da Seccional nessa demanda. "Essa situação dificulta o trabalho da advocacia e o acesso da população à Justiça, por isso, a OAB-GO vai lutar, junto com as subseções interessadas, para que a distribuição de varas federais para Goiás seja condizente tanto com a economia e a extensão territorial do Estado, quanto com as demandas dos cidadãos e advogados goianos", afirmou.
O juiz Warney Paulo informou que, em seu estudo sobre o assunto, um dos pontos tratados é justamente a situação da região Sudoeste do Estado, onde ele propõe a instalação de mais três varas federais, sendo duas delas destinadas a Jataí. O magistrado disse que a Seção Judiciária goiana está se empenhando para atender às necessidades da Justiça Federal no Estado. "Acredito que a mobilização dos representantes dos municípios interessados, como Jataí, é fundamental para a conquista da reivindicação", ponderou Warney Paulo.