O Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, lançou oficialmente, durante a abertura do 47º Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em Catalão, o Projeto de Sustentabilidade “Energia Positiva”; o qual foram adquiridas quatro usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, que irá gerar economia a todo Sistema OAB.
“Uma menção e aplausos à secretária-geral da OAB, Talita Hayasaki; ao diretor-tesoureiro da OAB, Eduardo Cardoso Jr.; ao diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo de Moura Guedes; além do apoio incondicional de toda a diretoria da OAB-GO e dos demais diretores da Casag: Néli Cárita (vice-presidente), Daniella Kafuri (secretária-geral), Wanessa Pinheiro (secretária-geral adjunta); Haroldo Ferraz, Rayenne Cristina, Cláudio Dias, Elisama Borges (diretores-adjuntos). O nosso reconhecimento pela contribuição da conselheira seccional Thawane Silva”, que deu o apoio técnico.
Na cerimônia, foi anunciada a implantação das usinas, que projetam um parque fotovoltaico (UFV) para atender a demanda de energia elétrica de todo o Sistema OAB Goiás, sedes da seccional e da Casag; além de todas as unidades consumidoras das subseções, da ESA e CEL da OAB Casag de Aparecida de Goiânia e Anápolis.
O projeto viabilizará a utilização de 100% de energia renovável até o final de 2026, corroborando assim para atender às necessidades presentes para impulsionar a advocacia, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações, pensando globalmente e agindo localmente.
“Agora, as subseções não pagarão mais a energia e, mesmo assim, não haverá decréscimo no duodécimo. Isto é, as subseções vão receber o duodécimo normalmente e sobrará mais dinheiro para impulsionar ainda mais a advocacia de cada subseção”, afirmou Jacó Coelho.
A execução do projeto ocorreu após a publicação de edital de Chamamento Público com a consequente contratação de empresa especializada na implementação de usinas para a geração de energia renovável. A execução do projeto está bastante adiantada e a empresa contratada deve concluir nos próximos dias.
A geração média anual é 940.474,00 kWh/ano e tem a expectativa de economizar por volta de R$ 17,8 milhões (R$ 17.885.655,24) em 25 anos, reduzindo a emissão de 2.946.000,00 kg de CO₂ na atmosfera.
Além da economia financeira, pode-se destacar, dentre as vantagens proporcionadas, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, o plano de manutenção, além da substituição de 2.000 lâmpadas convencionais, por lâmpadas de LED, em todas as unidades do sistema OAB-GO.
Será realizado, ainda, o reenquadramento do grupo tarifário de todas as unidades da OAB-GO e da Casag, com a adequação de instalações elétricas e otimização de materiais. No Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL da OAB) será realizado o retrofit da iluminação dos campos de futebol, com a instalação de 152 novos refletores LED e, ainda, a substituição do sistema de aquecimento das piscinas, por um mais eficiente. O CEL de Anápolis também será contemplado com a substituição das lâmpadas e o aquecimento da piscina.
Conforme o diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo Guedes, “o objetivo é que este investimento priorize as energias renováveis, que não emitem substâncias poluidoras. A utilização de energias limpas produz efeitos positivos para o planeta e para a qualidade de vida não só da advocacia goiana, como das demais pessoas. Esse será um grande legado que nossa gestão deixará para o sistema OAB-GO”.
Saiba mais sobre o Projeto de Sustentabilidade:
A OAB-GO, com bases sólidas para a construção do Projeto de Sustentabilidade, será norteada com três pilares: social, ambiental e econômico. É sustentável porque é financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.
A finalidade do projeto abrange grandes áreas, dentre elas: Energia, Reciclagem, Educação, Água e Descarbonização. Em todos estes aspectos serão utilizadas tecnologias de economia circular e desenvolvimento sustentável em diferentes formas e já praticadas em diversos países.
A instituição inicia a construção do futuro, com o pacto com a ONU de cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em uma gestão. Serão três décadas de avanço em três anos, impactando os próximos vinte e cinco anos com: 2.946.000,00 kg de carbono compensados; 23.308.103,68 kWh de energia limpa gerados e 398.128 árvores plantadas.
O Projeto de Sustentabilidade, lançado pela OAB-GO e pela Casag, é ainda mais amplo, ao envolver a recuperação ambiental da área de preservação ambiental do CEL da OAB Casag em Aparecida de Goiânia, inclusive das nascentes. A recuperação das áreas degradadas começou ainda na primeira gestão em que Jacó Coelho era Secretário Geral da OAB-GO, em 2016 e, agora, é concluindo em sua gestão na presidência da Casag.
Finalmente o projeto envolve uma pareceria entre a OAB-GO, Casag e concessionária Equatorial Energia, que, juntas, manterão um espaço no CEL da OAB Casag, para recolhimento de materiais recicláveis da população de Aparecida de Goiânia e região, que será inaugurado em breve.