IRIS REZENDE: DA VIDA PARA A HISTÓRIA

09/11/2021 Nota Oficial, Notícias

É com imenso pesar e a mais profunda tristeza que a Diretoria e Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) comunicam o falecimento do advogado Iris Rezende Machado, aos 87 anos, ocorrida nesta terça-feira, 9 de novembro de 2021, em São Paulo, em decorrência de complicações de um AVC hemorrágico.

Iris Rezende foi seguramente dos mais ilustres representantes da advocacia goiana e o advogado de maior notoriedade no cenário nacional. Ensinou importante lição em sua trajetória de mais de seis décadas de vida profissional: a advocacia, assim como a política, existe para fazer o bem à coletividade.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), exerceu a advocacia após ter seu mandato de prefeito cassado e os direitos políticos suspensos na Ditadura Militar, quando atuou na advocacia criminal e participou de inúmeros Tribunais do Júri. A advocacia foi a arma que Iris empunhou na luta pela redemocratização do País.

Foi no Direito que Iris Rezende encontrou guarida para seguir em frente, como ele mesmo dizia: “Encontrei amparo na OAB e na advocacia, que me sustentou em todos os sentidos, intelectual, moral, politicamente e, felizmente, foram momentos gratificantes da minha vida. Tenho sentimento profundo de gratidão porque a OAB realmente foi solidária comigo nos momentos mais difíceis da minha carreira.”Um gigante, humilde e altruísta. 

Com o número de inscrição 1.773, Iris retomou em junho deste ano sua atuação na advocacia após encerrar sua carreira política em 2020, recebendo a 2ª via de sua carteira de identidade profissional em nossa sede, durante ato solene comandado pelo presidente da Ordem.

Pouco antes disso, em dezembro de 2020, já havia sido homenageado em sessão extraordinária do Conselho Pleno, ocasião em que destacou publicamente, em mais de uma oportunidade, a importância da advocacia para a vida pública: “São os advogados que impõem mudanças de comportamentos aos governantes. Lembro bem quando se instituiu nesse País a Ditadura Militar. Eu me escorei muito na OAB para não me curvar diante da minha consciência”, relembrou. 

O advogado Iris Rezende assumiu o papel de vanguarda nas Diretas Já! Na vida política, foi vereador, deputado estadual, senador, duas vezes governador e prefeito em três mandatos, o último encerrado em 2020. Também foi ministro da Justiça (1997-1998) e da Agricultura (1986-1990). 

Iris Rezende é sem sombra de dúvida o homem público de maior destaque na história política de Goiás, para orgulho da advocacia que muito deve a ele, pelo legado de seriedade que sua trajetória nos deixa. 

Sua folha de serviços prestados à sociedade é imensa. Natural de Cristianópolis, inovou na política urbana da jovem Goiânia, com a criação do programa de moradia popular, contribuindo para o acesso de grande parcela da população a uma habitação digna. Como ministro da Justiça, sempre esteve aberto às demandas da advocacia.

Iris Rezende, com seu exemplo de vida, sublevou a nossa profissão a patamares muito altos, deixando um legado de retidão com a coisa pública; de amor e de doação ao povo goiano e brasileiro; de respeito à democracia, à lei e ao Direito. Atributos que envaidecem toda a advocacia e que motivam as mais justas homenagens. Suas inegáveis qualidades de profissional e homem público tornam ainda mais dolorosa sua partida.

Neste momento, toda a advocacia se une às orações do povo de Goiás, que agora roga ao Altíssimo que receba em seu reino este ilustre advogado, e que lhe dê o descanso eterno e o assento ao lado dos homens justos.

À companheira de vida, Iris de Araújo, ou simplesmente Dona Iris, aos seus filhos e netos, familiares e amigos, a OAB-GO, em nome de toda a advocacia do Brasil, externa os mais sinceros votos de pesar. Que Deus possa confortar o coração de cada um que ora sente a dor da partida de um homem que seguramente ocupará lugar de grande destaque nos livros da história de Goiás.

Advocacia de Goiás

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×