Nesta quinta-feira (11), será lançado o Instituto de Criminologia e Promoção da Cidadania (ICPC), presidido pelo delegado Edemundo Dias de Oliveira Filho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). O evento de lançamento será às 20 horas, na sede administrativa da OAB-GO (Rua 1.121, número 200, Setor Marista). Na ocasião, o delegado também vai lançar o livro Segurança Pública Inteligente, escrito em parceria com Celso Moreira Ferro Jr., delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, e Hugo Cezar Fraga Preto, ex-integrante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O ICPC é uma organização não-governamental pensada para discutir cidadania e promover o debate acerca do problema da violência e da criminalidade. A proposta é chegar às causas do problema, além de oferecer propostas para a sociedade amenizar o quadro. Os membros do Instituto são mestres e doutores em várias áreas do conhecimento, como Sociologia, Filosofia, Direito e Antropologia, constituindo uma equipe multidisciplinar de estudos.
Tecnologia e Ética na Área de Inteligência de Estado e de Segurança Pública é o tema da quinta obra de Edemundo Dias, que também é autor de O vácuo do poder, O Filho do Homem, Pensata do Cotidiano e Direitos e Deveres dos Reeducandos. A obra aborda um assunto que está na ordem do dia, principalmente com a crise institucional provocada por supostos grampos da Agência Brasileira de Inteligência nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o evento, será proposto um debate sobre essa questão, depois de palestras com Celso Ferro Júnior e Joel Ulhoa, PHD em Filosofia e ex-reitor da UFG. Não é preciso fazer inscrição para o evento. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (62) 3201-2780.