INSS DIGITAL

Em abril de 2018, a OAB-GO assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que visava a implantação do projeto INSS Digital no Estado de Goiás: clique aqui para conhecer os termos do acordo. Desde o dia 17 de agosto do referido ano, os advogados previdenciaristas do Estado de Goiás já podem peticionar e acompanhar os processos administrativos junto ao INSS pela internet, sendo necessário o devido cadastramento para acesso ao sistema.

Já no ano de 2021, a OAB/GO com o INSS avançaram na ampliação dos serviços na plataforma digital e a etapa foi concluída com sucesso.  Clique aqui para conhecer os termos do acordo, os serviços e orientações sobre uso do sistema.

1 – ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAR O CADASTRO NO SISTEMA DO INSS DIGITAL

– Clique aqui -> Instrução 

– Ao clicar na instrução, apresentaremos as informações completas e arquivos para preechimento da área de atuação, do termo de adesão, da assinatura digital e do envio do termo para o e-mail do setor de cadastramento.

– Considerando que cada OAB realiza o ACT próprio com abrangência estadual, para cadastramento do advogado e advogada no sistema do INSS local, necessário que seja inscrito como originária ou suplementar na OAB-GO.

 

2 – ORIENTAÇÃO PARA ADVOGADO E ADVOGADA CADASTRADOS:


– Clique aqui – Nova Versão – Sistema de Requerimento do Inss Digital

Sistema GERID: Plataforma digital do INSS para uso exclusivo do advogado cadastrado.

– O acesso ocorre com CPF e senha.

– O êxito no acesso ao GERID tem influência de configurações de cada navegador. Considerando o retorno dos advogados, o acesso pode funcionar pelo Mozila, outros pelo Chrome, e outros somente pelo Edge (recomendado atualmente).

Clique aqui – Para obter a senha de acesso (nova, recuperar, atualizar)

Clique aqui – Orientação para recuperar ou atualizar a senha de acesso ao GERID.

Não se aplica ao sistema MEU INSS.

– Clique aqui – Formulário de solicitação de alteração de e-mail

Pedido de alteração do e-mail para recuperar acesso no sistema GERID – INSS DIGITAL. Enviar este requerimento com a cópia do cartão profissional para o e-mail cadastroinssdigital@oabgo.org.br

 

3 – MATERIAL DE SUPORTE PARA USO DO SISTEMA:

 

– Clique aqui – tutorial para uso do aplicativo Google Authenticator

Orientação sobre o dowloand do aplicativo, configuração e utilização do duplo fator de autenticação para acesso ao GERID.

Clique aqui – Manual de Utilização do PAT Entidades Conveniadas

Orientação geral. O objetivo desse manual é oferecer auxílio, orientar e servir como guia de apoio aos operadores.

– Clique aqui – Termo de Representaçao;

Importante para delimitar a responsabilidade do advogado no requerimento eletrônico do serviço ou benefício.

– Clique aqui – Abrangência;

São três agências do INSS: Goiânia, Anápolis e Brasília. Conheça as abrangências para indicar corretamente a agência.

– Clique aqui – Checklist dos documentos para peticionamento;

Documentos necessários para cada tipo de requerimento ou benefício.

– Clique aqui – Guia prático para digitalização dos documentos, acompanhamento e tarefas;

Guia prático para auxiliar os advogados no cadastramento de tarefas/requerimentos de benefícios e serviços em meio virtual.

– Clique aqui – Orientação do INSS sobre boas práticas e recomendações de segurança cibernética

Orientações para evitar golpes e divulgação de dados

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