Imigração detém advogado de senador boliviano asilado no Brasil

05/09/2013 Notícias, Prerrogativa
Na última quarta-feira (4), o advogado do senador Roger Pinto Molina na Bolívia, Luis Vásquez Villamor (ex-senador boliviano), foi retido durante mais de sete horas no Aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, pelas autoridades imigratórias do país.
O advogado embarcaria para o Brasil munido de documentos que seriam usados para defender o senador em reunião de autoridades do governo da Bolívia com o ministro de Justiça José Eduardo Cardozo, nesta quinta-feira (5), no Conare (Conselho Nacional de Refugiados). O objetivo da comitiva é tentar convencer que o governo brasileiro errou ao conceder asilo diplomático a Roger Pinto, quando este se encontrava na Embaixada do Brasil em La Paz.
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, lamentou o ocorrido, segundo ele, uma clara afronta aos direitos e prerrogativas profissionais da advocacia. “É lamentável a postura autoritária e desrespeitosa do governo boliviano, que fere diretamente princípios democráticos. É evidente a tentativa de impedir a defesa do senador, o que é um absurdo”, afirma.
Henrique Tibúrcio lembrou outro episódio recente, quando o brasileiro David Miranda durante viagem ao Rio de Janeiro, em trânsito em Londres, foi detido, interrogado por nove horas e liberado sem acusações. David Miranda é companheiro do jornalista Glenn Greenwald, do jornal The Guardian, que publicou as primeiras reportagens sobre documentos vazados pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos e da CIA Edward Snowden, denunciando os amplos programas eletrônicos de espionagem americanos.
“Devemos combater essa prática, peculiar de regimes de exceção, que não coadunam com o Estado democrático de direito pelo qual tanto lutamos”, destacou o presidente da OAB-GO.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
×