A Escola Superior da Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) iniciou nesta terça-feira (05/03) mais um semestre letivo e com o anúncio de parcerias com instituições de ensino e expansão na oferta de vagas de pós-graduações. As boas-vindas aos advogados foi marcada com a presença apresentação do grupo musical Bach que reproduziu no auditório da ESA-GO clássicos da música popular brasileira e trilhas de grandes produções cinematográficas.
O advogado, professor e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, José Roberto de Castro Neves agregou conhecimento aos presentes com análises sobre o papel das palavras no campo jurídico, explorando a relação entre a linguagem literária e a prática jurídica.
“Devemos ter conhecimento em como a linguagem e as narrativas influenciam a percepção pública do sistema legal e o papel dos profissionais do direito na sociedade. E a leitura promove o aperfeiçoamento e aplicação do Direito. A leitura estimula o autoconhecimento, a leitura ensina a melhor forma de se comunicar, a leitura desenvolve a habilidade de interpretar, a leitura permite entender a humanidade, a leitura transmite cultura”, afirmou José Roberto de Castro Neves durante a palestra ‘Direito e Literatura: o que os advogados e os juízes fazem com as palavras.’
Em seu discurso o presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins, desejou um semestre exitoso de bons cursos, muita prática e conhecimento constante e destacou a importância do tema da palestra para essa jornada profissional. “Abrir o semestre com a presença de um grande especialista como o José Roberto, é uma oportunidade que nós temos muito além de entender o que fizemos e o que faremos nesse semestre. É entender o nosso papel como advogados. Entender a grandeza da advocacia. Entender o tamanho da responsabilidade que a Advocacia Brasileira e a Advocacia Goiana têm sobre nós”, reconhece.
O diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa, enfatizou a importância da atualização constante diante das mudanças legislativas e jurisprudenciais, garantindo que os alunos estejam sempre munidos das informações mais recentes e relevantes para o exercício da profissão.
Lustosa anunciou ainda novas parcerias para o 1º semestre letivo de 2024 com faculdades e universidades da Grande Goiânia. “Para este semestre teremos parcerias importantes para pós-graduação 100% online em direitos civil, criminal, eleitoral, partidário e processos civil. Essa imersão proporcionará uma compreensão aprofundada”, prevê.
A presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Tatiany da Mata, relembrou o suporte oferecido pela comissão enaltecendo a necessidade da busca ininterrupta por conhecimento. “A especialização de qualidade é o que nos diferencia no mercado de trabalho. Portanto, diversos projetos são pensados para que de fato ofereçam suporte e diferencie. E eu, enquanto presidente da Comissão da Advocacia Jovem, gosto muito da frase que a gente nos define no maior tempo de expressão: É a competência, o estudo, o conhecimento e a busca pelo diferencial.”
Balanço 2023
Durante a abertura das atividades letivas de 2024, o diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa, promoveu um resumo do ano de 2023. “Ao longo do último ano promovemos 686 cursos e eventos, totalizando incríveis 3.910 horas de aprendizado. Essa dedicação se refletiu em 12.258 certificados emitidos, mostrando o compromisso de todos como a busca contínua para o conhecimento”, apresentou ao celebrar a participação ativa de acadêmicos, representando diversas instituições de ensino.
Sobre a interiorização do ensino de qualidade, Lustosa destacou que “nosso impacto foi sentido em diferentes lugares, a exemplo de Goiânia realizamos 254 cursos e eventos. Já nas subseções foram 316 eventos. Ainda destacamos a significativa participação online, com 116 cursos e eventos exclusivos na internet.”
Convidados
Participaram da mesa diretiva o presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins; diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa; a presidente da CAJ, Tatiany da Mata; a ouvidora e conselheira seccional da Ordem, Priscila Rezende; a conselheira seccional, Tatiana Givisiez; o conselheiro federal da OAB-GO, David Soares Da Costa Júnior; o vice-presidente executivo da ESA-GO, Carlos André Pereira Nunes; o vice-presidente acadêmico da ESA-GO, Dyellber Fernando De Oliveira Araújo; a diretora adjunta da ESA-GO, Margareth De Freitas Silva; a diretora adjunta da ESA-GO, Thainá Oliveira Curado Pucci; a presidente do TED, Ludmila Torres; e a ouvidora da ESA, Ione Freitas.
Estiveram presentes ainda o presidente da Academia Goiana de Letras, Aidenor Aires Pereira; o presidente da Abracrim, Alex Neder; o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael; o presidente do Partido Novo, Paulo Vitor; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Joaquim De Castro; e o Advogado Criminalista, Jader Marques.