ESA-GO abre o 10° Colégio de Coordenadores com foco na expansão e qualidade do ensino jurídico

21/06/2024 Encontro

A sede da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), localizada no Setor Sul, em Goiânia, foi palco nesta sexta-feira (21/06) da abertura do 10° Colégio de Coordenadores. O evento, que continua neste sábado, tem como objetivo principal promover a capacitação e o alinhamento estratégico entre os coordenadores das subseções da Seccional Goiana, visando aprimorar a qualidade e a abrangência do ensino jurídico oferecido pela ESA-GO.

O encontro servirá para que os coordenadores possam trocar experiências, alinhar estratégias e planejar ações que visem atender as necessidades dos advogados de maneira mais eficiente e eficaz. Reforçando o objetivo central de valorização e reconhecimento da advocacia goiana, proporcionando uma atuação qualificada em diversas áreas do direito.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a importância da ESA como um dos pilares mais nobres da OAB-GO. “A missão da Escola Superior de Advocacia é o que de mais nobre e caro a Ordem tem para entregar aos advogados”, afirmou. Ele elogiou a gestão da ESA e ressaltou a honra de presidir a ordem enquanto a ESA é gerida de maneira exemplar.

O anfitrião e diretor-presidente da ESA Goiás, Rodrigo Lustosa, ressaltou a importância do encontro para garantir que a missão principal da instituição, que é levar o conhecimento jurídico para todo o estado, inclusive para o interior, seja cumprida com excelência. “A qualidade do ensino na ESA e o empenho dos envolvidos são fundamentais para o sucesso da nossa missão”, disse.

Planejamento e Interiorização

A diretora-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Rayenne Cristina, enfatizou a necessidade de alinhamento e planejamento, especialmente para o mês da advocacia. “Façam alinhamentos, façam planejamentos para o mês da advocacia. A Casag segue com a missão de interiorização e de apoio”, incentivou.

Ainda compuseram a mesa diretiva os diretores adjuntos da ESA Goiás, Dyellber Araújo; Carlos André; Marcelo Pacheco; Margarete Freitas e Tainá Oliveira Curado; e a ouvidora da ESA Goiás, Ione Freitas.

A abertura dos trabalhos contou com a palestra “Desvendando a Sociedade da Transparência”, conduzida pela presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Goiás, Ludmila Torres. O palestrante e doutorando em Direitos Humanos da UFG, Marcos Cristiano dos Reis, abordou as pressões externas e internas por alta performance na sociedade atual, destacando a necessidade de reconhecer e enfrentar esses desafios.

João da Cruz Gonçalves Neto, professor da faculdade de Direito da UFG, apresentou uma reflexão crítica sobre a modernidade e as profundas transformações sociais, sugerindo que o sofrimento e as crises atuais podem ser vistos como lições potenciais para um futuro mais promissor.

Ao longo das edições anteriores, o Colégio de Coordenadores da ESA-GO tem demonstrado um impacto significativo na formação continuada dos advogados goianos. Através desses encontros, a ESA-GO tem conseguido aprimorar a qualidade dos cursos e eventos oferecidos, expandir suas atividades para o interior do estado, e fomentar um ambiente de constante atualização e aprimoramento profissional.

Com a continuidade dos trabalhos neste sábado, a expectativa é de que o décimo Colégio de Coordenadores da ESA-GO reforce ainda mais o compromisso da instituição com a excelência no ensino jurídico e a capacitação contínua dos advogados.