O presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, acompanhou comitivas das Subseções de Rio Verde, Caldas Novas e Pontalina, na segunda-feira (17), em reunião com o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, com o intuito de apontar reclamações de arbitrariedades contra advogados cometidas por juízes nas referidas comarcas e protocolar representações contra os magistrados em questão.
Segundo Enil Henrique, para que a justiça seja bem feita, depende de uma boa relação entre magistrados, advogados, Ministério Público e todos os envolvidos em cada caso. “A OAB-GO prima por um relacionamento cordial e respeitoso, dispensado pelos advogados aos magistrados. Por isso, cobra também um tratamento respeitoso dos magistrados para com os advogados”.
Entre os problemas apontados pelos advogados de Pontalina estão tratamento desrespeitoso; atendimento aos advogados somente dois dias na semana, e com horários marcados; proibição dos advogados adentrarem a cozinha do Fórum; dentre outros, abusivos às prerrogativas da classe. Em Caldas Novas, um magistrado negou o pagamento de UHD a uma advogada, depois de dois anos de atuação no caso. Os advogados de Rio Verde também pediram mais respeito nos tratamentos dados pelos juízes.
Segundo o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Alexandre Caiado Ramos, a entidade repudia todos os atos de afronta a advocacia. “Tomaremos todas as medidas legais e cabíveis contra os violadores de prerrogativas”, garantiu. O corregedor-geral se comprometeu a apurar todas as situações e tomar as devidas providências.
Participaram da reunião, os conselheiros seccionais da OAB-GO, Alexandre Prudente Marques e Alexandre Carlos Magno Mendes Pimentel; o juiz-auxiliar da Corregedoria, Átila Naves Amaral; o presidente da Subseção de Pontalina, Edson Daniel Mortari, o secretário-geral adjunto da Subseção, Reinaldo Rodrigues Magalhães; os advogados de Pontalina, João Ricardo e Marcos Halila; o delegado da OAB-GO de Edéia, Thiago Marçal Ferreira Borges; e os advogados de Edéia, Renato Leandro Felipe e Elianay Gonçalves. Também estavam presentes os advogados de Goiatuba, Sicilio Júlio Filho e Eric Araújo. (Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)