O presidente reeleito para a subseção de Ceres da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Luciano do Valle exalta a independência e o protagonismo conquistados pela seccional ao longo dos últimos meses. Em seu terceiro mandato, o advogado revela que a advocacia ceresina se sente acolhida pela atual gestão, encontrando apoio, respaldo e constante presença dos dirigentes nos eventos realizados pela subseção.
“A OAB tem estado presente no interior e a advocacia tem sentido isso”, assegura Luciano, ao ressaltar a importância da sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior da Advocacia (ESA) em Ceres, oferecendo benefícios para os advogados e as advogadas da subseção. Benefícios estes que, segundo o presidente, antes eram restritos aos profissionais atuantes na capital.
“Ainda existe muito a ser feito, mas hoje a nossa subseção conta com um maior contato e uma maior proximidade com a OAB. Hoje os presidentes, por exemplo, buscam estar mais presentes no interior, participando das comemorações, palestras e eventos da nossa subseção, além de proporcionar programas e vantagens para a advocacia de Ceres, antes restritos à advocacia de Goiânia”, conta Luciano do Valle.
Estrutura
Com 366 advogados inscritos na OAB Ceres, Luciano do Valle afirma que, desde 2016, quando assumiu a presidência da subseção, um de seus principais desafios foi recuperar a estrutura física da sede. Segundo ele, sua maior missão sempre foi proporcionar condições dignas para os advogados exercerem suas atividades com segurança, conforto e qualidade.
“A nossa subseção contava com salas arcaicas, computadores antigos e sem condições de atender os advogados, além de internet de má qualidade e mobiliários quebrados… por isso, o nosso propósito sempre foi reestruturar a sede”, explica Luciano, ao destacar que o propósito foi cumprido. Hoje, todas as salas da OAB Ceres estão devidamente reformadas, como expõe o presidente. “Foi uma reestruturação completa da nossa subseção”, celebra.
“Nós conseguimos reformar e reestruturar todas as salas da nossa subseção. Reformamos também a sala do Fórum de Itapaci, Fórum de Uruana, Fórum de Carmo do Rio Verde, Fórum de Ceres e do Fórum de Rialma. Quando nós assumimos, a sala da OAB da Vara do Trabalho de Ceres tinha sido fechada, e nós aproveitamos a oportunidade da reforma para conseguir uma sala digna para a advocacia, aparelhada com computadores de última geração, internet de boa qualidade e móveis novos”, conta o presidente.
Valorização
Em relação às prerrogativas e à valorização da advocacia, o presidente Luciano do Valle reforça a deferência da subseção em fazer com que os advogados e as advogadas de Ceres sejam respeitados no exercício da profissão. Luciano explica que, embora as prerrogativas da advocacia sejam respeitadas em um contexto local, a subseção conta com uma comissão especializada no assunto, atuando no controle e na atenção aos direitos dos advogados no município.
O presidente aposta na criação de cursos de qualificação da advocacia para que, assim, os profissionais entendam a profundidade e a importância da profissão, de modo a reconhecerem quais são os seus devidos direitos – elementos fundamentais para que as prerrogativas sejam respeitadas.
“Nós temos trabalhado com cursos para incentivar os nossos colegas a buscarem respeito às nossas prerrogativas, principalmente em se fazendo respeitar, e isso tem acontecido. Nós não temos tido problemas quanto a questão de prerrogativas na nossa subseção e eu posso dizer que nós tivemos raríssimos problemas, bem pontuais, sobre esse assunto”, revela.
Currículo
Luciano do Valle é advogado especialista em Direito Civil e Direito do Trabalho, com mestrado em Ciências Ambientais. O presidente da OAB Ceres também é professor do curso de Direito da Unievangélica – Campus Ceres.