A vice-presidente Lana Castelões e a secretária-geral Layla Gomes da Comissão da Mulher Advogada participaram nesta terça-feira (4/8) do programa Momento Jurídico, veiculado no YouTube, na TV Capital e no canal do Condominial News.
Clique aqui para acessar o programa na íntegra
As representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) discorreram sobre o aumento da violência doméstica e a repercussão no Direito Penal e da Família.
De acordo com Lana, uma mulher casada tem mais medo da crítica ao ser considerada divorciada do que receber uma agressão física. Por isso, a dificuldade em deixar o companheiro após casos de violência doméstica. “A nossa cultura ainda é neste sentido, mas não significa que ela esteja correta. Não se case apenas pela necessidade. Você não é um objeto, mas um ser humano com dignidade”, afirmou.
Elas também falaram sobre o aumento de casos nos últimos meses, por conta da pandemia da Covid-19.
Layla Gomes falou sobre a importância de levar a informação às mulheres vítimas de violência doméstica, para possuírem ferramentas eficazes para romper o ciclo vicioso de violência.
“Muitas mulheres não tem o conhecimento da competência hibrida dos juizados, que, além de tratarem das denúncias e expedirem medidas protetivas, o mesmo juizado fixa a pensão para os filhos, decreta o divórcio da mulher ou flexibiliza a competência territorial”.