O conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor (CTS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Juscimar Ribeiro, defendeu na manhã desta quarta-feira (13 de junho) o maior destaque na atuação dos órgãos de Controle Interno da administração pública, durante o I Seminário de Fortalecimento do Sistema de Controle nos Municípios.
O evento, realizado na sede da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), tem por objetivo sensibilizar os gestores executivos municipais a investirem na melhoria do sistema de controle interno e na transparência pública, por meio da apresentação de temas que possam ajudar os municípios na sua atuação.
Representando o presidente Lúcio Flávio, Juscimar explica que a Seccional Goiana tem por princípio a conscientização de prefeitos, vices, vereadores e técnicos municipais sobre esta temática. “A transparência de entes públicos é uma bandeira da OAB-GO”, afirmou.
Foram consideradas as macrofunções atuais de controladoria: Controle Interno, Fiscalização de Contas de Contratos de Gestão, Transparência Pública, Ouvidoria e Corregedoria. “Além disso é importante sugerir boas práticas para que os gestores possam ter um caminho a seguir quando forem implantar ou reformar seus sistemas de controle.”