Em cerimônia emocionante, OAB-GO realiza homenagem à advocacia sênior

31/10/2023 Homenagem, Notícias

A compreensão profunda da lei e o compromisso de fazer a diferença. Quesitos que foram reconhecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa (CEAS), numa cerimônia emocionante, na noite desta terça-feira (31/10), para 26 advogados e advogadas com mais de 40 anos de inscrição na Ordem.

A solenidade para reconhecer a importância singular da advocacia sênior emocionou o Desembargador aposentado e advogado, há 68 anos, José Roberto da Paixão. Sob forte emoção, o representante da advocacia sênior agradeceu a homenagem e enfatizou que a cerimônia especial motiva reflexões sobre a profissão que escolheu. “Eu quero dizer a todos, aqui presentes, que me sinto muito emocionado, feliz e agraciado por esta ocasião. Quero agradecer imensamente pela bela e gloriosa homenagem.”

Muito feliz com a homenagem, a presidente da comissão CEAS, Maria Madalena Melo Martins, afirmou que os avanços tecnológicos trouxeram novos e desafiadores cenários jurídicos. “Se é importante, portanto, a nossa adaptação é essa evolução. Muitas das vezes, sofrida. É difícil essa internet e essa tecnologia, mas temos que nos adaptarmos. E hoje temos aqui uma linda homenagem a esses heróis que aqui estão, esses homens e essas mulheres.”

O presidente da Seccional Goiana elogiou os esforços da advocacia sênior em prol da justiça e reconheceu a profissão como a mais difícil e desafiadora entre todas da área jurídica. Lara também ressaltou o aprendizado adquirido daqueles que lhe precederam. “Estamos aqui hoje pelos conhecimentos imensuráveis de profissionais, como José Roberto da Paixão, que nos precederam”, reconheceu.

O comprometimento

Representando a Casag, a conselheira seccional e secretária-geral da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Sara Mendes, afirmou que a advocacia é uma profissão essencial para a sociedade, além de ser o exercício de uma vocação em defesa da integridade humana, da justiça e da liberdade. “Essa sessão especial de homenagem é uma forma de reconhecer a importância singular da advocacia e o papel do advogado dentro do equilíbrio da justiça”, reconheceu.

A advogada homenageada, Marília Vecci, destacou a força e a dedicação da advocacia sênior. “Nós, os advogados sêniores, somos o ativo fixo da OAB, o ativo permanente. Quem é contador, ou conhece contabilidade, sabe da relevância desse ativo permanente. Cultura e pesquisa, coragem e honestidade, ousadia, são os pressupostos da conscientização da advocacia que humaniza o direito e que nos moveu até aqui.”

O diretor-presidente da ESA de Goiás, Rodrigo Lustosa, enfatizou a importância da advocacia para a manutenção do estado democrático de direito. “Por isso, eu quero, agradecer a cada um que aqui está, a cada uma das senhoras e a cada um dos senhores. Porque sei muitíssimo bem que não fosse pelas mãos dos senhores, eu não poderia estar aqui hoje. Pra mim é um motivo de orgulho estar aqui hoje”, parabenizou.

Homenagens

Dentro das homenagens, o advogado Rafael Fleury recitou poemas da poetisa Cora Coralina direcionados aos homenageados. A abertura da cerimônia contou com o concerto especial do Grupo Compasso. o espetáculo foi executado por sete músicos. O repertório foi marcado por clássicos da música erudita, MPB e sucessos internacionais. Ainda participaram da cerimônia a conselheira federal, Arlete Mesquita; presidente do IGT, Gustavo Afonso Oliveira.

Confira o nome dos homenageados:

Absai Gomes BritoArieny Matias de Oliveira
Dea Lucia da Silva David