Eleições de fato: é falso conteúdo de vídeo que associa deputado Talles Barreto a Operação Tarja Preta

01/08/2022 Notícias, Serviço

A verificação conduzida pelo movimento “Eleições de Fato!” da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) concluiu que o vídeo associando o deputado Talles Barreto (União Brasil) a fraudes investigadas na Operação da Polícia Civil “Tarja Preta” contém notícia falsa.

O material audiovisual com texto narrado, uso de imagens e sons, que circula em redes sociais e aplicativos de conversas, afirma que Talles Barreto é o presidente da CPI da Saúde e acobertou um desvio de R$ 9 milhões na gestão do governador Ronaldo Caiado.

Mas, a Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da Seccional Goiana constatou que, apesar de ser citado, por alguns dos investigados da operação Tarja Preta, em 2013, o Deputado Talles Barreto não foi denunciado, investigado ou condenado.

A análise técnica do vídeo, realizada pelo grupo de trabalho da Faculdade de Jornalismo e Comunicação da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) identificou ainda que em setembro de 2021, uma outra operação da Polícia Civil foi realizada para investigar o desvio de R$ 6 milhões em recursos para o combate à pandemia da Covid-19 em hospitais de Goiás.

Segundo as autoridades policiais, uma organização social fazia contratos com empresas de fachada para o fornecimento de insumos e parte do dinheiro repassado pelas secretarias de saúde ficava com pessoas ligadas à organização.

Todavia, segundo a apuração, em nenhum momento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ou seu governo, foi citado ou investigado. E, inclusive, segundo o delegado Francisco Lipari, coordenador da operação, os hospitais de Goiás, quando a operação foi deflagrada, não estavam mais sendo administrados pela organização social investigada, em virtude da revogação dos respectivos contratos de gestão.

Logo, as questões, presentes no vídeo, são falsas.

O resultado desta apuração será direcionado ao Ministério Público Eleitoral para as medidas cabíveis. (Despacho)

Eleições de Fato!

Para enfrentar a desinformação e a corrupção nas eleições de 2022, o movimento Eleições de Fato da OAB-GO atuará na capital e em todas as subseções da Seccional Goiana.