Elber Sampaio: “o problema da criminalidade está associado à desigualdade social”

04/09/2014 Notícias, Sabatina
Último entrevistado da série de sabatinas com os candidatos ao Senado Federal, Elber Sampaio (PSOL) declarou defender duas frentes fundamentais. "Entendo que é preciso fazer duas reformas: uma econômica e outra política". Com relação à reforma política o candidato disse que é necessário não só a ampliação dos direitos sociais, mas, sobretudo, a manutenção dos direitos já existentes. Sobre a reforma econômica Sampaio afirmou "querer fazer uma reforma econômica que vá à raiz das necessidades, de tal forma a romper com este modelo econômico tão desigual que existe no Brasil e também em Goiás". O candidato expôs, também, que existe uma falta de representatividade no país e que isso tem trazido uma séria crise política. "Nós do PSOL vamos defender de forma clara e corajosa uma mudança radical deste modelo político que se apresenta no Brasil".
Estrutura econômica do país
Entendo que o Brasil precisa amadurecer muito, inclusive no modelo de economia capitalista. Este país é desigual demais e privilegia determinados setores que é um contra senso, inclusive, para o sistema de economia capitalista.
Extinção do Exame de Ordem da OAB
A advocacia mexe com interesses sociais fundamentais. Vejo certa preguiça intelectual de alguns segmentos. Esta meninada precisa se dar conta da importância da carreira jurídica, pois os operadores de Direito estão em defesa dos interesses sociais. Sobre o Exame de Ordem entendo que não dá para se ter pessoas fracas tecnicamente em posições fortes. Compreendo que nós precisamos da prova da OAB, até como forma de melhorar um pouco uma grande problemática do Brasil, que é a fragilidade dos acadêmicos e dos bacharéis em Direito. Devemos apontar, realmente, que o grande problema é a má formação dos estudantes dentro das instituições de ensino, sobretudo nas instituições privadas.
Segurança Pública
A questão da segurança pública tem que ser entendida em uma dimensão maior do que meramente este discurso que se vê em períodos eleitorais. O problema da criminalidade está associado a esta grande desigualdade social que reina no Brasil. Sobre este discurso fácil, falacioso da diminuição da maioridade penal para solução deste problema social da criminalidade, eu sou contra. Entendo que uma sociedade tão injusta como a brasileira não pode se permitir trabalhar no sentido de penalizar aquele segmento da sociedade que é o mais carente que são os jovens. Nós precisamos sim de medidas no sentido de fazer com que haja uma melhora na condição social, mas sou contra a questão da maioridade penal. São mudanças sociais que podem trazer medidas que venham minimizar esta situação.
Reforma Política
Coloco a minha posição em defesa da reforma política, porque nós precisamos ampliar este processo que é um processo democrático no Brasil. Sabemos que este procedimento é extremamente complexo e precisa avançar de forma corajosa. A nossa defesa é na necessidade de se aprofundar uma atuação política e representação política que faça com que a população que está desassossegada com a segurança pública e tão desassistida pela Poder Público seja trazida para o real campo da decisão política.
Nota

A assessoria do candidato à vaga de senador Antônio Neto (PCB) informou que o mesmo não compareceu a Sabatina da OAB-GO devido a problemas de saúde na família.
Fala, candidato
A série de sabatinas, intitulada "Fala, Candidato" é coordenada pela diretoria da Seccional e pelas Comissões de Processo Legislativo e Políticas Públicas (CPL) e Direito Político e Eleitoral (CDPE) e tem o objetivo de permitir que os advogados goianos e todos os eleitores conheçam melhor os candidatos e suas propostas. Na próxima semana, nos dias 10 e 11 de setembro, a OAB-GO recebe os quatro principais candidatos ao governo do Estado de Goiás para serem entrevistados.
As sabatinas do "Fala, candidato" são restritas aos integrantes do Conselho Seccional da OAB-GO, membros das comissões temáticas da Ordem, a um número limitado de assessores dos candidatos, aos advogados que fizerem inscrição prévia na Secretaria da Presidência e a veículos de imprensa, que também realizarem cadastro antecipadamente pelo telefone 3238-2077 ou 3238-2002, na Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO.
Internautas podem acompanhar as entrevistas que estão sendo transmitidas, ao vivo, pelo site da Escola Superior de Advocacia (ESA), no "Canal ESA". A exibição é liberada para todos os interessados que terão apenas que preencher um cadastro simples para ter acesso à transmissão.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
Leia também:
Vilmar Rocha: "Exame de Ordem conspira a favor da sociedade"
Marina Sant’Anna: "a política é o caminho para soluções contra a injustiça"
Aldo Muro: "Exame de Ordem foi o buraco da agulha para selecionar os profissionais"
Ronaldo Caiado: "me preocupa o momento político nacional"
Aguimar Jesuíno: "investimento em educação diminui a violência"
×