Visando fortalecer o projeto de interiorização da advocacia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti apresentou, na manhã desta terça-feira (13 de setembro), durante o 44° Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO, o ‘’Plano Nacional de Interiorização da Advocacia’’ para o triênio 2022-2025. Ele esteve acompanhado do diretor-tesoureiro, Leonardo Campos e do coordenador Nacional de Interiorização, João de Deus Quirino Filho.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Ordem goiana, Rafael Lara Martins, juntamente com os demais diretores da OAB-GO, conselheiros federais, Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) e Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
O Plano Nacional de iniciativa do CFOAB tem o intuito de humanizar a categoria garantindo a dignidade da advocacia do interior do país.’’A interiorização da advocacia era algo muito esperado por toda a advocacia brasileira. Essa medida vetoriza a nossa gestão no sentido de levar dignidade para a advocacia do interior e faz valer a primicia de que não há advogado de primeira e segunda classe no Brasil. É o que estamos fazendo, desencastelando o Conselho Federal, saindo do Planalto Central e visitando o interior de todo o Brasil’’, explicou Beto Simonetti.
Destacando a importância do projeto para o Estado, o presidente Rafael Lara comentou sua satisfação diante do projeto e da visita. ‘’Uma pauta importante para toda a advocacia do estado de Goiás, com muitos temas a serem debatidos. E hoje, ainda temos o privilégio de receber em nosso colégio, o presidente, o diretor-tesoureiro, e o coordenador Nacional de Interiorização do Conselho Federal’’.
‘’A diretoria do Conselho Federal, tem de fato, reconquistado a posição da OAB Nacional sob o ponto de vista político institucional. E mais do que isso, tem realizado um trabalho efetivo para a advocacia brasileira. Sem dúvida nenhuma, o projeto que está sendo aqui lançado, comprova e demonstra esse compromisso da atual gestão com a advocacia do nosso país’’, completou Rafael Lara.
O presidente da Casag, Jacó Coelho congratulou Beto Simonetti, por priorizar as demandas da advocacia do interior. “Ao saber que esta era bandeira nacional, a Caixa de Assistência, imediatamente, tem levado isso extremamente a sério, colocando-se como parceira em todos os projetos da seccional do interior, no sentido não só de apoiar, mas de arcar com 50% dos custos”, salientou.
O diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos reafirmou a ação.‘’A interiorização para nós é uma pauta muito cara, especialmente para mim, lembrando da minha realidade antes de estar como diretor-tesoureiro, todos os colégios de presidentes das minhas últimas quatro gestões foram realizados obrigatoriamente no interior do estado, no Mato Grosso. Então, é com muito orgulho e satisfação que venho aqui, pela primeira vez, para apresentarmos esse projeto durante um colégio de presidentes de subseções’’, disse.
O coordenador do Plano da OAB, João de Deus falou da necessidade de instituir a interiorização efetivamente. ‘’Precisávamos de uma pauta que conversasse com a advocacia do interior, uma pauta de interiorização para que não houvesse diferença entre a advocacia. O grande passo já foi dado. A interiorização já está funcionando. Estamos fazendo história com essa sensibilidade e esse olhar diferente para a advocacia do interior’’, pontuou.
O ex-presidente da subseção de Formosa e coordenador do Plano de Interiorização em Goiás, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo parabenizou o CF pela diligência. ‘’Quero parabenizar todo o CFOAB por essa belíssima iniciativa de interiorização. Na condição de três vezes presidente de subseção de Formosa percebi uma certa distância da OAB Nacional junto as subseções. Agora, esse projeto vem preencher essa lacuna. Estamos muito empolgados e, é com muita responsabilidade e otimismo, que recebemos esse encargo’’.