O vice-presidente da instituição, Sebastião Macalé, falou sobre história, estrutura e função do Conselho Federal da OAB e também da Seccional goiana aos participantes do XXIV Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO. “Não é possível contar a história do Brasil sem falar do advogado”, disse.
Para ele, a figura do profissional do Direito sempre esteve presente nos momentos mais importantes do País, desde a sua descoberta, passando por momentos sociais importantes, como a Lei Áurea, até chegar a movimentos que culminaram com o fim da ditadura e, até mesmo, em impeachment de um presidente da República. O vice-presidente lembrou que a história do Brasil se confunde com a história da Ordem e cada advogado tem que estar ciente deste papel institucional.
O diretor-tesoureiro e o secretário-geral da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho e Flávio Buonaduce Borges, trataram de assuntos administrativo-financeiros, passando, aos presidentes, orientações a serem adotadas pelas subseções.
O presidente da seccional, Henrique Tibúrcio, encerrou o evento reforçando que os dirigentes das unidades da OAB exercem papel de gestores e precisam buscar soluções para os problemas enfrentados. “A diretoria da seccional precisa do apoio das diretorias locais, que conhecem, efetivamente, as necessidades prioritárias dos advogados que militam no âmbito de cada unidade e podem direcionar melhor as ações da instituição”, ponderou Tibúrcio.