Direito irrestrito à liberdade religiosa e combate à intolerância é tema de reunião ordinária de comissão na OAB-GO

02/08/2023 Comissões, Notícias

O direito irrestrito à liberdade religiosa e o combate à intolerância foram os temas da reunião ordinária da Comissão Especial de Liberdade Religiosa, realizada nesta terça-feira (1º). A reunião híbrida, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), contou com a presença de representantes de diversas matrizes religiosas.

Na ocasião, a presidência da OAB-GO foi representada pelo diretor-tesoureiro Eduardo Cardoso Júnior. Foram discutidas as possibilidades de construção de projetos e ações na pauta de liberdade religiosa em Goiás. “A falta de liberdade de crenças é um problema que atinge a todas. Fechar parcerias como esta, ajuda na construção de políticas públicas e projetos que combatam essas intolerâncias”, afirmou o presidente da comissão, Walter de Paula Silva.

Membro da comissão, a advogada Cristiane Morais ressaltou a importância da liberdade religiosa, fazendo um contraponto entre o Livro Bíblico de Daniel, capítulo 6, e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Art. 5º, VI – “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

Na sequência, o Grupo Quinteto de Metais – ELI apresentou duas músicas: Hallelujah de Handel e Deus vos guarde, com a seguinte formação:  1° Trompete: Hyago Tocachi, 2° Trompete: Shernon Marley, Trompa: André Azevedo, Trombone: Matheus Casagranda  e Tuba: Jean José.

O pastor Thiago Miallo, departamental de Educação e de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, trouxe um panorama histórico do adventismo e ressaltou as diversas unidades educacionais no Estado de Goiás e nas demais unidades da Federação.

Em seguida, o advogado Arthur Albuquerque Rodrigues expôs os principais desafios relacionados à liberdade religiosa enfrentados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. A Comissão Especial de Liberdade Religiosa contou com a participação presencial dos advogados Walter  de Paula Silva, Marco Aurélio, Sabrina Prudêncio, Cristiane Morais, Arthur de Albuquerque, Pastor Thiago Miallo,  Fabiana Hertel, Nathalia Jeske, Micael Fernandes e Quinteto de Metais e Maycon Santos. De forma on-line, participaram Eduardo Cardoso Júnior, advogados, pastores e demais convidados.

Imagens: Maycon Santos (Associação Brasil Central)