“Digital não é para todos”; advogados discutem Marketing Digital no 3º dia da Conferência Estadual da Advocacia

05/06/2024 Conferência, ESA, Evento

No terceiro dia (05/06) da Conferência Estadual da Advocacia, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Goiás (OAB-GO), o Painel VI, intitulado “Posicionamento Digital da Advocacia: O Marketing Digital é para Todos”, abriu os trabalhos da quarta-feira. Com início às 9h, esse momento reuniu as renomadas advogadas Thais Inácia e Camila Masera, que debateram a importância e as estratégias digitais para advogados.

Chríssia Pereira, conselheira seccional e diretora de comunicação da OAB-GO, presidiu a sessão formativa, enfatizando a relevância do marketing digital na advocacia contemporânea. A condução das atividades ficou a cargo de Giovani Machado, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, que atuou como secretário, assegurando a organização e fluidez das discussões.

Em sua fala, a presidente do painel apontou ser possível obter grande engajamento nas atividades da advocacia, principalmente a partir dos exemplos de dedicação e excelência das palestrantes. “O marketing digital é uma ferramenta essencial para advogados que desejam expandir sua visibilidade e influência. As valiosas contribuições de Camila e Thais possibilitam inspirar, com estratégias práticas para fortalecer a presença digital e alcançar novos patamares profissionais”, expressou Chríssia.

O digital não é para todos! 

Thais Inácia, presidente da OAB Subseção de São Luís de Montes Belos e advogada trabalhista com 21 anos de experiência, é também uma influenciadora digital com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Durante sua palestra, abordou sobre como integrar as redes sociais na prática advocatícia, destacando a necessidade de adaptação às novas ferramentas digitais para atingir um público diversificado e ampliar a visibilidade profissional.

Segundo a advogada, a pandemia da Covid-19 foi o grande ponto de virada na sua história junto ao mundo digital. A partir do seu próprio caso de sucesso, ela trouxe dicas para que os participantes do evento usem as redes sociais para fechar contratos. Também falou sobre a importância de técnicas de redação e escrita criativa em postagens digitais; além da necessidade de fazer com que conteúdos virem conexões. 

“O digital não é para todo mundo, mas é para quem consegue suportar. Rede social não é sobre o restaurante que você frequenta, não é sobre usa vida, não é sobre você; é sobre o outro. O nome do jogo em rede social não é sobre a melhor técnica, é sobre a melhor atenção”, explanou Thais. 

“Todos somos mais que advogados, somos cidadãos. Como converter curtidas em contratos? Contando histórias, compartilhando pequenas vitórias e até algumas derrotas, mas sem expor demais. O estilo de vida também é importante. Não se preocupe se você não quiser compartilhar tudo; está tudo bem. Você pode criar conteúdo, escrever algo que seja seu ou postar uma foto nos stories com uma boa narrativa. Apenas uma foto bonita, isoladamente, não gera vendas”, acrescentou. 

Dicas úteis da Thais para produção de conteúdo e vivência digital:

  • Conteúdo de dicas está ficando saturado; é bom, mas não fecha contratos sozinho;
  • Focar em narrativas pessoais;
  • Seguidor não paga boleto, curtida não paga contas;
  • O público deve permanecer por quem você é, não apenas pelo conteúdo;
  • Para converter curtidas em contratos, é preciso criar histórias e compartilhar experiências. 

Produzir conteúdo é entender o comportamento humano

Camila Masera, advogada com atuação em Família e Sucessões desde 2016, escritora, professora, palestrante, mentora de advogados e idealizadora do perfil “Advogando em Família” no Instagram. Ela compartilhou sua vasta experiência na construção de uma presença digital eficaz e enfatizou a importância de criar conteúdo autêntico e relevante. Além disso, falou sobre técnicas para engajar e manter seguidores ativos e interessados.

Camila abordou sobre a necessidade de encarar o digital e a produção de conteúdo como compromisso diário. Ela abordou formas de transformar engajamento em reputação e a necessidade de construir uma linha editorial para quem deseja investir em marketing digital. “Produzir conteúdo é sobre entender o comportamento humano. As pessoas não compram apenas produtos e serviços, elas compram relacionamentos, histórias e magia”, explanou. 

A especialista explicou que ninguém abre o Instagram pensando em aprender algo específico. “As pessoas querem se conectar, socializar, saber o que está acontecendo ao redor. O desafio é fazer isso de forma estratégica e intencional para transformar seguidores em clientes, alunos ou parceiros”, disse. 

Camila concluiu que a chave do sucesso no digital é a consistência e a intencionalidade na criação e compartilhamento de conteúdo. “É essencial entender quem você é e seu papel no mercado, além de definir objetivos claros e estratégias para alcançá-los. Embora existam muitas formas de sucesso no digital, é crucial não se perder entre vários métodos. É melhor escolher um caminho e segui-lo”, presenteou o público. 

Dicas úteis da Camila para produção de conteúdo e vivência digital:

  • Compartilhar prova social e testemunhos de clientes satisfeitos;
  • Mostrar a execução do serviço;
  • Fazer promoções e divulgar o valor do serviço;
  • Mostrar antes e depois, assim como os resultados visíveis do serviço oferecido;
  • Entender o próprio papel no mercado;
  • Definir o que deseja monetizar;
  • Analisar a concorrência e definir o diferencial;
  • Planejar o conteúdo conforme as metas;
  • Diversificar os tipos de conteúdo.

Conteúdo alinhado com a ética

Ao final das exposições, o secretário do painel explanou sobre a importância de advogados e advogadas se preocuparem em criar conteúdo de valor. “É essencial ir além da aparência superficial e oferecer informações úteis e relevantes, que impactem diretamente o público. Esse tipo de conteúdo não só posiciona você como uma autoridade na área, mas também cria uma conexão profissional com seus seguidores”, expressou Giovani. 

Giovani acrescentou que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-GO tem o objetivo de apoiar o sucesso dos advogados inscritos, garantindo que a publicidade seja feita justamente e que todos tenham a oportunidade de prosperar sem práticas desleais. “A chave está em oferecer algo de valor que vincule o aprendizado a você. Quanto mais pessoas prestarem atenção em você, mais poder você terá para influenciar e alcançar seus objetivos, seja prospectando clientes ou vendendo produtos”, finalizou o advogado.

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