O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), Cláudio Brandão, membro da Comissão de Avaliação dos Processos de Informatização da Justiça do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho (TST), elogiou o ação que vem sendo desenvolvida pela OAB-GO que, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), está montando salas de digitalização para os advogados goianos e dando toda orientação e suporte para que o profissional se adapte ao peticionamento eletrônico.
Cláudio disse que o trabalho desenvolvido pela Seccional goiana é referência nacional e que deveria ser copiado pelas OABs dos outros Estados. Durante encontro de presidentes de seccionais da OAB, em Santa Catarina, o desembargador sugeriu ao TST que recomendasse aos demais TRTs a parceria que vem sendo realizada em Goiás.
A OAB-GO já inaugurou uma sala de digitalização no TRT-18, em Goiânia, e tem novas inaugurações para este semestre. A próxima Vara do Trabalho a ganhar um espaço de digitalização será a de Aparecida de Goiânia, nesta segunda-feira (23), e em abril, a de Anápolis. Em maio, será a vez das varas de Rio Verde e Catalão. A expectativa da OAB-GO e do TRT-18 é instalar as salas de digitalização em todas as localidades do Estado que tenham sedes de Varas do Trabalho.
Além disto, a Seccional está realizando uma ampla campanha de conscientização e orientação dos advogados em relação ao e-Doc, sistema de peticionamento eletrônico na Justiça Trabalhista. "O peticionamento eletrônico é algo inevitável", disse Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB goiana. "Há juizados que só recebem petição por meio eletrônico e já não podemos ignorar esta realidade", lembrou ao destacar que a OAB-GO vem dando todo o suporte necessário para que o inscrito entenda e possa se adaptar à nova forma de peticionamento.