Debate reúne desembargadores e destaca a verba honorária sucumbencial

29/08/2014 Debate, Notícias
Por ser um dos assuntos de maior relevância da pauta de discussões da classe advocatícia, o evento Honorários de Sucumbência em Debate, reuniu nesta quinta-feira (27), na Sala de Sessões da OAB-GO, membros da diretoria da Seccional, conselheiros e um número expressivo de advogados interessados em discutir a importância de honorários justos para a dignidade da categoria.
Como debatedores, o evento recebeu três desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) que ocupam a vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, foram eles: Itamar de Lima, Nicomedes Domingos Borges e Norival Santomé. 
Diante da casa cheia, o presidente da Comissão de Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados (CVHA), Leonardo Bezerra Cunha, responsável pela organização do debate, destacou o empenho dos advogados para o cumprimento da missão de defender a classe, a sociedade e a democracia. “A presença de tantos colegas, conselheiros e dos desembargadores significa que a advocacia está fortalecida”, afirmou Bezerra.
Para o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o assunto é prioridade. “OAB, Judiciário e Ministério Público formam o tripé constitucional que administra a Justiça, de forma que a remuneração dos três tem de ser equilibrada. Defender essa harmonia é defender a democracia”, salientou Tibúrcio, agradecendo a presença dos desembargadores no evento.
Debate 
Durante o evento, os desembargadores convidados estiveram abertos aos questionamentos da plateia. Nicomedes Borges e Itamar de Lima trouxeram memórias de sua carreira advocatícia para se colocarem a favor do pagamento de honorários justos. “Minha última ação como advogado resultou no arbítrio de honorários absurdamente aviltantes. Portanto, cheguei ao Tribunal com essa preocupação latente e jamais esquecerei do desafio que é exercer a advocacia”, lembrou Borges enfatizando que os advogados goianos têm nele um defensor.
“Faz muito pouco tempo que eu estive aqui nesta mesma Sala de Sessões defendendo minha candidatura para a Lista Sêxtupla. A lida advocatícia está, portanto, muito fresca na minha vida e sei muito bem a importância dos honorários sucumbenciais para o advogado”, relatou Itamar de Lima ao destacar o empenho da OAB-GO no que chamou de “incansável defesa da dignidade profissional”. 
Norival Santomé se mostrou consciente da relevância do pagamento de honorários de sucumbência justos e enfatizou o papel constitucional do advogado para a promoção da democracia como protagonista. “O Advogado tem de ser valorizado, porque os honorários são sua remuneração e exerce múnus da maior relevância pública. Sem o advogado, o julgador jamais teria condições mínimas para cumprir sua missão. Temos procurado sensibilizar os colegas magistrados no sentido de valorizar a categoria e conceder remuneração justa”, disse.
O evento Honorários de Sucumbência em Debate fez parte do Movimento de Defesa dos Honorários Advocatícios e integrou a programação do mês do Advogado, celebrado em agosto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
×