Com o objetivo de orientar os profissionais da advocacia sobre o Processo Judicial Digital (Projudi), ferramenta de peticionamento eletrônico do Judiciário goiano, a Seccional goiana da OAB, por meio da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), está promovendo, permanentemente, desde dezembro de 2008, o curso de capacitação prática em Projudi. Até o momento, já foram oferecidas 25 turmas do treinamento, das quais 293 profissionais participaram.
A diretora-adjunta da ESA-GO e conselheira seccional Márcia Queiroz disse que, quando o curso começou a ser oferecido, a procura era tímida, mas hoje praticamente todas as turmas funcionam com capacidade máxima. "Os profissionais estão percebendo a importância do treinamento, uma vez que a implantação do Projudi avança rapidamente em todo o Estado", observou ao informar que os juizados especiais da capital e de 38 comarcas do interior só recebem petições pela internet. A partir desta segunda-feira (20), o peticionamento em meio eletrônico também passou a ser obrigatório nas varas das fazendas públicas estaduais e municipais para ações de execução fiscal, embargos de execução e mandados de segurança.
Segundo a diretora da Escola, os participantes do treinamento têm ficado satisfeitos com as aulas. "O curso não se restringe ao peticionamento eletrônico, orienta também sobre noções básicas de informáticas que muitos profissionais não dominam. Esse tem sido o grande diferencial desse treinamento", afirmou.
Márcia Queiroz lembra que a Seccional ofereceu turmas específicas para advogados públicos e assalariados visando atender às especificidades dos seus expedientes. Participaram do curso os profissionais das procuradorias municipal,estadual e do Ipasgo e também assessorias jurídicas da Embrapa, Celg, Cejur, Fieg, Agência Goiânia de Defesa Agropecuária e Faculdade Uni-Evangélica. Advogados das subseções da OAB-GO de Mineiros e Quirinópolis também fizeram o treinamento em turmas exclusivas. "Temos agendados para este mês grupos de Cristalina e Mineiros", comunicou a diretora da Escola. As subseções que tiverem interesse em formar turmas especiais, bastam entrar em contato com a coordenação da ESA-GO pelo telefone (62) 3235-6500.
O curso de capacitação prática em Projudi tem turmas matutinas e noturnas, inclusive nos fins de semana. O treinamento será oferecido até dezembro deste ano, quando se encerra o contrato entre a ESA-GO e o Senai. Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço eletrônico www.oabgo.org.br/esa. Os alunos recebem uma pasta com pen drive com informações teóricas sobre o tema do curso, caneta e bloco de anotações.