O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Jamil Pereira de Macedo, determinou nesta terça-feira, 13, estudos para incluir a construção do novo Fórum da comarca de Crixás no Plano de Obras do TJ. O anúncio foi feito a representantes do município que pleitearam o benefício ao argumento de que a atual sede do Judiciário local já não comporta a movimentação forense. Atualmente, tramitam na comarca, segundo o juiz Ernane Veloso de Oliveira Lino, mais de 2.500 processos, incluindo os feitos do distrito judiciário de Uirapuru.
Liderada pelos prefeitos de Crixás, Olímpio César de Araújo Almeida e de Uirapuru, Inácio da Luz Araújo, a audiência contou com a participação dos desembargadores Charife Oscar Abrão, Kisleu Dias Maciel Filho, Zacarias Neves Coelho e Luiz Eduardo de Souza, do presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, dos conselheiros José Dimas Lacerda e Enil Henrique de Souza Filho e do conselheiro Sebastião TJ, do Tribunal de Contas do Estado.
O novo Fórum de Crixás será construído em terreno doado pela Prefeitura ao Judiciário goiano, em área nobre da cidade, e será dotado de “toda infra-estrutura à altura da comarca”, ressaltou o desembargador-presidente que ponderou ainda que é intenção do TJ dotar todas as comarcas goianas de mecanismos necessários ao bom atendimento e desempenho da prestação jurisdicional. O presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, observou que o novo Fórum da comarca é necessário pela importância social, econômica e histórica de Crixás para Goiás.
Funcionando em prédio cedido pelo Poder Executivo Municipal e construído na década de 60, o atual fórum de Crixás está em prédio acanhado, salientou o juiz Ernani. O encontrou contou ainda com a participação de vereadores e advogados de Crixás, bem como de representantes de diversos segmentos sociais da região.
13/12 18h40