Convênio beneficia estudantes de Direito

20/10/2010 Notícias, Parceria

Agora, os estudantes de Direito do Estado de Goiás terão mais uma oportunidade de aprender o lado prático da profissão. É que foi assinado termo de cooperação entre a Associação Direito Já (ADJ) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO), que visa à mútua colaboração com o fim de propiciar o desenvolvimento de atividades que proporcionem a prática jurídica aos estudantes de Direito de Goiás. A solenidade de assinatura, que contou com a participação do diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, foi realizada na tarde desta terça-feira (19), na sede do TJ-GO.

O presidente do ADJ, Bruno Reisei Toguchi, explicou que o trabalho desenvolvido pelos estudantes é voluntário e que a parceria contempla alunos de todos os períodos do curso. ?Nosso principal foco é a educação e a qualidade da formação profissional?, explicou Bruno Toguchi ao destacar que, atualmente, a banca de conciliação do TJ já conta com dez alunos voluntários. O presidente da associação enfatizou que o trabalho dos acadêmicos será de grande relevância durante a Semana Nacional de Conciliação, pois é uma das ações em que os alunos poderão trabalhar.

?Essa parceria só trará benefícios. Com o acesso à prática jurídica, os estudantes de Direito conquistam, desde então, o aperfeiçoamento profissional; e a sociedade, por outro lado, será beneficiada com mais celeridade na prestação jurisdicional?, destacou Enil Henrique Filho ao enaltecer a iniciativa. A solenidade foi comandada pelo juiz auxiliar da presidência do TJ Wilton Müller Salomão, na ocasião representando o desembargador Paulo Teles.

O estudante do oitavo período de Direito Pedro Henrique Souza, que presta trabalho voluntário na banca de conciliação do tribunal, destacou a importância da parceria. ?É uma oportunidade de termos contato com a prática e conhecermos como funciona o dia a dia da Justiça?. Pedro Henrique lembrou que o trabalho voluntário é uma contribuição revestida de cidadania, pois contribui para a boa administração e funcionamento da Justiça estadual.

O evento contou ainda com a participação do conselheiro federal da OAB por Goiás Felicíssimo Sena, o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) Dyogo Crossara, o diretor-geral do TJ-GO, José Izecias de Oliveira, advogados, acadêmicos de Direito, membros da sociedade, entre outras autoridades.

ADJ


A Associação Direito Já (ADJ) é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por estudantes de Direito, que tem como um de seus objetivos encaminhar estudantes de Ciências Jurídicas, com idade mínima de 18 anos, para desenvolver trabalho voluntário no âmbito do Poder Judiciário de Goiás. Segundo o Secretário da ADJ, Silvio de Carvalho, a associação surgiu com o intuito de facilitar a ligação entre acadêmicos e os vários órgãos da Justiça.

Durante a prestação do trabalho, os voluntários serão supervisionados pelos servidores responsáveis pelo órgão/setor onde será cumprido o serviço. Os alunos poderão participar dos cursos da Universidade do Judiciário (UniJudi) e receberão, quando concluírem o trabalho, certificado de conclusão, contendo local de trabalho, período e carga horária.

×