COMISSÃO ESPECIAL DE LIBERDADE RELIGIOSA ENCERRA ANO COM CELEBRAÇÃO E REFLEXÕES PARA O FUTURO

19/12/2023 Comissões

A Comissão Especial de Liberdade Religiosa (CELR) da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Goiás (OAB-GO) realizou sua última reunião do ano, na manhã desta terça-feira, dia 19 de dezembro. O encontro teve como objetivo relembrar as atividades realizadas ao longo de 2023, alinhar expectativas e promover a confraternização entre os membros.

Durante o encontro, foram apresentados casos especiais de trabalhos feitos e realizada a apresentação dos integrantes da CELR. O momento foi presidido pelo presidente, Walter de Paula Silva; pelo vice-presidente da capital, Marco Aurélio da Silva Mendes; pelo vice-presidente do interior, Fabiano dos Reis Silva; e pelo vice-presidente jovem, Rafael Silva Vicencio. O conselheiro seccional Rafael Brasil também participou.

O presidente Walter expressou sua gratidão pela participação de todos e destacou a diversidade religiosa presente nos encontros do grupo ao longo do ano. Representantes de diversas crenças, como candomblé, umbanda, católicos ortodoxos, judeus, adventistas, católicos romanos e mórmons, integraram os projetos e trabalhos do grupo. Ele ainda ressaltou a importância do respeito mútuo e da defesa da liberdade religiosa como um princípio básico e primordial.

“Concluímos o ano com alegria, reconhecendo nossas diferenças e reiterando que não vamos negociar nossos princípios. O respeito é fundamental, e aprendemos com ele ao longo do tempo. Se enfrentamos perseguições no passado, estamos dispostos a superá-las. O trabalho realizado neste ano foi significativo, participamos de eventos importantes e nos consideramos privilegiados. No entanto, reconhecemos haver uma jornada árdua pela frente”, expressou o presidente.

O conselheiro Rafael Brasil, em sua fala, ressaltou a importância de fazer a diferença e ser referência, destacando o papel fundamental da comissão na promoção da justiça humana. “Acredito no papel de todos que estão aqui nesta comissão. Esta manhã é para fazer a diferença. Nós, enquanto agentes de promoção de justiça, temos esse papel fundamental, e temos visto isso através deste grupo. Portanto, é crucial que façamos tudo da melhor forma possível”, exprimiu.

Por sua vez, o vice Fabiano enfatizou a importância do respeito no debate social, defendendo a liberdade religiosa como principio individual necessário de ser assegurado pela justiça. “Com respeito, debateremos e defenderemos nossas convicções. Respeitaremos até o limite no qual a pessoa manifestar um ‘não, basta’. Esse debate inclui até mesmo aqueles que não têm fé em ninguém ou em nenhum deus. Mantemos um grande respeito pela diversidade e observamos um progresso significativo em todo o estado”, pontuou.

Marco Antônio falou sobre o crescimento da comissão ao longo do ano e reiterou o compromisso com a defesa da liberdade religiosa. “Nossa comissão, sem receio de comparações, cresceu este ano. Por isso, continuaremos a lutar pelos nossos direitos, e acreditamos que muitas conquistas continuam por vir. Prevemos um 2024 ainda mais promissor”, salientou.

O vice Rafael agradeceu a participação e comprometimento dos membros ao longo do ano e expressou compromisso da advocacia jovem em promover justiça e cultura de respeito, tolerância e igualdade.

Ao final da reunião, a advogada membro Ingrid Nunes da Cruz Lima contribuiu com sua voz, e junto ao presidente Walter, que é violinista, embalou o encerramento com músicas emocionantes. A comissão encerrou o ano com a certeza de que o trabalho realizado foi fundamental e antecipou a expectativa de um 2024 com ainda mais compromisso de cumprir sua missão na Ordem.