A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Tatiana Takeda, cobrou nesta segunda-feira (30 de maio), durante reunião com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), o vereador Willian Veloso (PL) e os técnicos municipais João Turíbio e Viviane Braga, a efetivação de Programa do Governo Federal conhecido por TEAtivo na capital.
O Programa da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) tem o objetivo de oferecer atendimento a crianças e adolescentes (5 a 18 anos) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo-lhes ambientes propícios às práticas esportivas, psicomotoras e de lazer.
Além disso, busca oferecer de forma gratuita e sistemática à população brasileira o acesso a práticas corporais, atividades físicas, esportivas e lazer, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e efetivação dos direitos e construção da cidadania de crianças e adolescentes com TEA, ao mesmo tempo, capacitar professores de educação física aperfeiçoando suas técnicas e práticas pedagógicas.
Modelo
Os “polos modelo” eleitos foram Rio de Janeiro/RJ e Goiânia/GO.
Tatiana explica que o convênio foi celebrado há seis meses e ainda não existem requisitos fundamentais cumpridos para a implementação do Programa, como por exemplo nomenclatura da despesa e local em que os alunos serão atendidos.
Temendo que o prazo do convênio se esgote e a verba volte para a origem, a Presidente da CdPcD solicitou ao Prefeito ajuda no sentido de agilizar a implementação da política pública, tendo sido muito bem recebida pelo Executivo Municipal e tido o compromisso de busca por ações que viabilizem o Programa TEAtivo com a celeridade que o prazo requer.