A Comissão de Direito Previdenciário (CDPrev) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informa à advocacia goiana sobre uma recente alteração no acesso ao Sistema Balcão GOV.BR. A mudança tem impactado diretamente o atendimento de serviços específicos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o comunicado emitido pelo INSS nesta sexta-feira, 2 de agosto, como medida de segurança, o acesso ao sistema foi restrito ao ambiente de rede do INSS (IPs do INSS). Isso significa que, ao tentar acessar por um dispositivo externo, será exibida a mensagem “Acesso realizado por um dispositivo não autorizado.”
Esse bloqueio impede que servidores do INSS emitam senhas de acesso primário de clientes para advogados, o que tem gerado transtornos para a advocacia e seus clientes. A CDPrev destaca que, apesar dessa restrição, os demais serviços prestados pelo INSS continuam sendo atendidos normalmente. Apenas a emissão de senhas do segurado foi afetada.
A OAB-GO, por meio da CDPrev, está em contato com as autoridades competentes para buscar soluções que minimizem os impactos desta medida sobre a advocacia e seus clientes. Além disso, estão em tratativas com a Secretaria de Governo Digital (SGD) para desenvolver alternativas de segurança que permitam manter os atendimentos em regiões onde o atendimento do INSS não está sendo realizado nas dependências do órgão.