Começa 1ª pós-graduação em mediação, negociação, conciliação e arbitragem

07/11/2009 Curso, Notícias

 

A Escola Superior de Advocacia  (ESA) e a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, em parceria com o Centro Universitário  Uni-Anhanguera,  estão promovendo a 1º pós-graduação em mediação, negociação, conciliação e arbitragem.  As aulas, ministradas na sede da ESA, começaram na noite desta sexta-feira (6), têm foco internacional e serão aplicadas durante 18 meses.  A realização desta  1ª pós-graduação, composta por 18 módulos,  é resultado do trabalho da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, presidida pela conselheira seccional da OAB-GO Carla Sahium Traboulsi.

O primeiro módulo, que aborda o tema "Teoria geral do conflito – formas de solução judicial e extrajudicial",  é ministrado por Julie Schmied, professora de Direito Internacional da Universidade de Brasília.  Julie tem pós-doutorado em Direito Internacional (Universidade de Cambridge), é doutora em Relações Internacionais e Ciência Política (Universidad Complutense de Madrid), é mestre em Direito e Ciência Política, em Estudos Internacionais, em Estudos Europeus e graduada em Direito e Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid. Ela está no Brasil há cinco anos.

Julie Schmied destacou a importância das medidas alternativas extrajudiciais. "Elas apresentam posições diferentes ao sistema judiciário tradicional", disse. "Elas são mais rápidas, mais baratas e, além de criar novos postos de trabalho, são alternativas que o cidadão pode confiar plenamente", completa,  ao falar sobre a arbitragem. "Não existe,  na arbitragem, processos que duram 10 anos, como há no sistema judiciário e, neste sentido, as despesas e os custos diminuem".

Entre os alunos do curso, está a paulista Ana Rosa Pavani. Advogada, ela está em Goiânia há um ano e decidiu aprender sobre os novos métodos de resolução de conflitos. "É interessante para a empresa onde trabalho evitar ações nas vias judiciais e por isto estou aqui fazendo um trabalho preventivo", afirmou.  A advogada e árbitra Ana Paula Cabral Barbosa Andrade veio de Rio Verde para fazer o curso. No município, ela  representa a OAB-GO na Associação Comercial e Industrial de Rio Verde e, por isto, decidiu pela pós-graduação. 

Maysa Perez Cunha Peixoto, também advogada, mora e trabalha em Iporá.  "Tenho interesse em montar a primeira Corte de Conciliação no município para atender toda a região", disse. "Por isto estou na pós-graduação".  A diretora do Núcleo de Pós-Graduação do Centro Universitário  Uni-Anhanguera, Cristiane Rachel de Paiva,  ressaltou que esta pós-graduação é uma oportunidade ímpar para todos aqueles que já estão atuando na área de arbitragem. "Estamos oferecendo uma qualificação na área de conciliação, antes inédita em Goiás".

Este primeiro módulo termina no domingo (8). O próximo módulo está marcado para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, na ESA.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×