COM MAIS DE 550 INSCRITOS, PROJETO MENTORIA INICIA ABORDANDO OS DESAFIOS PROFISSIONAIS E A BUSCA INCESSANTE POR CONHECIMENTO

20/02/2024 Iniciativa

Com o auditório Eli Alves Forte lotado na noite desta terça-feira (20/02), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) deu início ao projeto “Mentoria” para promover o impulsionamento da advocacia. Os 567 selecionados receberão orientações de profissionais experientes com o intuito de provocar insights valiosos sobre a prática jurídica, aprender boas práticas éticas e técnicas, além de obter noções sobre o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação.

Confira aqui a lista dos selecionados

A Mentoria da OAB-GO visa contribuir no processo de aprendizado, proporcionando aos iniciantes uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Durante a abertura dos trabalhos, os convidados evidenciaram que os impactos da mentoria jurídica no início de carreira podem ser transformadores, preparando os novos advogados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo de suas trajetórias profissionais.

As áreas de atuação da mentoria serão diversas, tais como direito público, direito criminal, direito de família e sucessões, direito cível, direito trabalhista, direito previdenciário, direito imobiliário, direito tributário e direito empresarial.


A coordenação da Mentoria é composta pelos membros: Gustavo Nogueira, conselheiro seccional; Lorena Silvério, conselheira seccional; Tatiany da Mata, presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO; Igor Matheus Rezende, secretário-geral da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO; Caio Jayme, membro da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO; e Rafaella Freitas, membro da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO.

A presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Tatiany da Mata, evidenciou o objetivo central do projeto que é a promoção da troca de experiencias e, sobretudo, a conexão com os advogados mais experientes. “Serão sete semanas, encontros semanais, de forma presencial ou híbrida, com liberdade da agenda, tanto do mentor quanto do mentorando. A ideia é que sejam três encontros teóricos e dois práticos. Nós tivemos colegas de todo o estado, das mais diversas subseções e cidades de todo o interior. O que para nós é motivo de muito orgulho, atender toda a advocacia goiana”, celebra.


Para o presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins, o início das mentorias representa mais um passo importante do impulsionamento da advocacia. “Trata-se da materialização de um sonho por meio deste projeto de mentoria em que pudéssemos, efetivamente, tocar na profissão, no exercício da advocacia, no futuro, de cada advogado e advogada que pudesse participar. Iremos conectar profissionais capacitados e dispostos a compartilhar seu conhecimento com uma advocacia que tem sede de aprender e crescer”, prevê o presidente da Ordem.

O início da carreira 

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, usou a própria história para abortar os desafios do início da carreira jurídica. Jacó Coelho revelou que antes de entrar para o rol dos maiores escritórios do estado trabalhou como chapeiro preparando comidas em lanchonetes e destacou a busca por conhecimento como um dos importantes diferenciais. “Para mim o mercado não está saturado, para mim o mercado está saturado para quem não está disposto a fazer a diferença. Tem pelo menos três anos consecutivos que nós temos vagas abertas, todos os meses para advogados do Instituto. Cargos nos níveis Júnior, pleno e sênior. Infelizmente a maior parte das vagas não são preenchidas por falta de conhecimento, falta de competência. Portanto, é preciso estar disposto a fazer diferença.”


A prospecção de clientes 

A secretária-geral adjunta da OAB Goiás, Fernanda Terra, que trabalha com médias e grandes empresas também defendeu a busca incansável pelo conhecimento. Ao falar da prospecção de clientes revelou que a falta de encaminhamento ao cliente é um dos motivos que leva ao erro no momento de fechar um importante contrato. “E a captação de clientes ela é, eu ainda acredito, os meus clientes não vêm por Instagram, não vêm por rede social, não vêm. Eles vêm por boca a boca. Você deu resultado para um, com certeza virão dois ou três”, enfatiza Fernanda Terra ao falar do atendimento com excelência.

O diretor-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), Rodrigo Lustosa, destacou a necessidade incontestável do aprendizado contínuo. “A gente tem que acordar todos os dias, a gente precisa estudar, a gente tem que recuperar o hábito da leitura. E acreditem, isso faz toda a diferença. É claro que não está sob estudo. É óbvio que a advocacia não é uma atividade acadêmica por excelência, mas é óbvio que ela não prescinde conhecimento.”

Para o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso Júnior, o caminho para o sucesso envolve dedicação e disciplina, inclusive, nas redes sociais. “Hoje eu vejo que faz parte do nosso trabalho, né? Claro que tem que ser realizar todo tipo de publicação em rede social moderada, porque a gente sabe o que está por trás de tudo. Mas, vejo aqui, grandes mentores e grandes colegas advogados, eu posso dizer para vocês, parafraseando o que o Jacó Coelho, que não há caminho para o sucesso que não seja a gente nos dedicar com toda a garra.”

O marketing jurídico nas redes sociais 

Se tratando do uso das redes sociais como nicho na área de atuação e meios para prospecção de novos clientes, a presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Tatiany da Mata, ressalta que seja feita a captação na comunicação entre as pessoas e também pelas redes sociais também. “Utilizem as redes sociais a seu favor, mas não se esqueça do dia a dia da advocacia. Porque no decorrer do dia, as pessoas nem sabem que nós somos advogados. Eu chego nos ambientes e fico calada. Por ser tímida. Não falo o que eu advogo, o que eu faço. Como que as pessoas vão nos contratar? Se elas não sabem que eu sou advogada, se eu ainda não tenho um nome importante, então não deixem de se posicionar. Isso é muito importante na advocacia.”


Marketing x Humildade

De acordo com o vice-presidente executivo da Escola Superior da Advocacia (ESA), Carlos André, o posicionamento assertivo e a oratória são ferramentas indispensáveis para o alcance do sucesso na captação de clientes. “É preciso se preocupar com as redes sociais, há o equívoco de se imaginar que as redes sociais são dancinhas, isso não é verdade. As redes sociais bem prospectadas são fundamentalmente importantes para o desenvolvimento de qualquer carreira, não só da carreira da advocacia. E acima de tudo não deixem o sucesso subir à cabeça”, prevê o vice-presidente ao falar do crescimento profissional.

A busca por oportunidades 

Em poucas palavras, a conselheira seccional, Lorena Silvério, se valeu dos próprios erros, no início de carreira, para evidenciar o que faria de diferente para ter êxito em suas ações. “Se eu pudesse dar um conselho para a Lorena de 12 anos atrás, que foi quando eu iniciei minha carreira, eu daria o conselho de realmente olhar para as pessoas que estão dispostas a nos ensinar. Logo, construir uma rede de contatos profissionais e desenvolver uma compreensão mais profunda das nuances do campo jurídico.”


O poder da negociação 

O conselheiro seccional da OAB-GO, Gustavo Nogueira trouxe durante a aula magna, dicas estratégicas para negociações assertivas no fechamento de contratos. Nogueira avalia que o advogado é um negociador por essência, “ele tem que saber negociar com seus honorários, tem que saber negociar com o direito do cliente, tem que saber negociar com o juiz, tem que saber negociar com o servidor, tem que saber negociar com o seu funcionário, saber negociar com outro colega do outro lado. Então o advogado ele tem que saber negociar e você saber chegar ao Sim faz parte do que é a negociação da advocacia.”

 

 

 

 

 

 

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