Celso Benjamin fala sobre Prerrogativas em São Luís de Montes Belos

19/09/2005 Antiga, Notícias

19/09 – 15h50

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Celso Gonçalves Benjamin, ao falar sobre Prerrogativas do Advogado em São Luís de Montes Belos, convocou os estudantes de Direito e advogados presentes a reagirem às ações prepotentes das autoridades, mas ressaltou: “Tudo dentro da legalidade.” A palestra foi feita durante o I Seminário Jurídico de São Luís de Montes Belos, realizado na última quinta-feira pela Subseção da cidade, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).

Estavam presentes o presidente da Subseção de São Luís de Montes Belos, Walker Lafayette Coutinho, o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, que abordou o tema Ética Profissional, o conselheiro estadual e diretor adjunto da ESA, Cleomar Rizzo Esselin Filho, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Daylton Anchieta Silveira e o coordenador da Faculdade de Direito de São Luís e conselheiro da OAB-GO, Rodrigo Gabriel Moisés.

Celso Benjamin afirmou que quando o advogado não é respeitado, deve comunicar a Ordem. “Violar as prerrogativas do advogado é um crime contra o exercício da profissão”. A Lei Federal, segundo o presidente, prevê prerrogativas que devem ser cumpridas. “É preciso haver denúncias todas as vezes que o advogado se sentir lesado de alguma forma”.

Ao concluir, Celso Benjamin fez um apelo para que os advogados entendam a importância das prerrogativas. “A OAB não tem como ser onipresente e tomar conhecimento de tudo. Cabe ao advogado cobrar e lutar junto com a Instituição pela defesa das prerrogativas”, enfatizou.