Nos últimos dias Goiânia tem sofrido com as temperaturas elevadas e superado as já registradas desde a década de 1930, quando as medições começaram a ser feitas pelo Instituto de Meteorologia. E, para desespero do goianiense, a onda de calor deve permanecer na capital – e no Estado – por algum tempo. Tudo culpa do efeito conhecido como El Niño, um aquecimento natural das águas do Oceano Pacífico que impede a formação de nuvens por estas bandas de cá. Mas enquanto o fenômeno acontece lá do outro lado da América, por aqui as pessoas tentam de tudo para ludibriar as altas temperaturas e se refrescar. Uma das alternativas, o Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL) da OAB-GO tem se reestruturado e vem recebendo público recorde.
Criado para garantir lazer aos advogados goianos, CEL passa por reforma e reestruturação, desde março, para atender às necessidades do associado, ampliando a política de humanização do clube, buscando uma gestão participativa e voltada ao bem-estar integral. E essa nova política tem dado certo! No ano de 2015, a procura pelo espaço, em relação a 2014, aumentou cerca de 40%, segundo os registros de acesso do CEL. Em agosto, nove mil pessoas frequentaram no local, contra 6419 no mesmo período do ano anterior. Já em setembro, passaram pelo CEL 7484 associados e, no mesmo mês de 2014, 6.519.
Esse aumento pode ser explicado devido à expansão das atividades na busca por convênios e, especialmente, às novas modalidades esportivas promovidas, além da implantação de eventos fixos realizados durante a semana. Para o diretor-geral do CEL, Israilton Pereira da Silva, o que se pretende com as melhorias é fazer com que o advogado e sua família usufruam integralmente do clube e do que ele oferece. “O lazer e a prática de esportes são os melhores instrumentos para a construção de uma melhor qualidade de vida”, ressalta ele.
A advogada Uiara Siqueira Alves da Silva é uma das pessoas que têm utilizado a estrutura do clube com freqüência. Durante a onda de calor pela qual Goiânia passa, ela aproveita como pode. “Estar aqui é muito bom para se refrescar, relaxar da rotina de correria e, além disso, sempre venho ao CEL praticar esportes porque prezo por um estilo de vida mais saudável”, conta.
Futebol
Paixão nacional, o futebol é uma das atividades mais desenvolvidas dentro do CEL. Ao constatar isso, a administração reformou todas as quadras, construiu mais um campo de futebol e revitalizou o gramado, possibilitando a realização até mesmo de campeonatos profissionais. O presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB-GO, Iron Amadeu, explica que isso demonstra a profissionalização do espaço. “Fizemos uma reforma e readequação em todos os campos de futebol, com o padrão exigido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e com a melhor grama para estádios. Isso nós temos aqui no CEL. Portanto, estamos preparados para receber jogos em níveis estadual e nacional”, revela.
Essa estrutura, que mescla qualidade e segurança, tem atendido não somente campeonatos profissionais e amadores, mas os diversos times de advogados que se encontram para a prática do esporte, de terça-feira a domingo. E engana-se quem pensa que futebol é um esporte exclusivamente masculino. A Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a melhor da América do Sul. Além disso, tem a melhor jogadora do mundo, Marta, camisa 10 e eleita por cinco anos seguidos pela FIFA como a melhor jogadora de futebol do planeta.
Dentro dessa realidade das mulheres protagonistas no futebol está o time feminino do CEL, que foi fundado no início de 2015 e faz dois treinos semanais. Uma das atletas é a meia-atacante Letícia Brandão, 28 anos. 18 deles dedicados ao futebol. Para ir aos treinos, ela percorre 50 quilômetros. Mas isso não é um fator de desânimo para ela. “O time de futebol feminino nasceu de um sonho e jogar futebol é uma grande paixão em minha vida. Sou atleta federada na Federação Goiana de Futsal e já havia atuado em outros campos antes, mas nunca de uma forma tão profissional como no CEL da OAB”, pontua.
Outros esportes
Além do futebol, o CEL investe na prática de diversas modalidades esportivas. Somente neste ano foram reformadas as três quadras de tênis e peteca; feita melhoria na areia da quadra de futevôlei e de vôlei de areia; e disponibilizadas pistas de skate e mesas de sinuca. Para quem é adepto da malhação, a academia é uma ótima pedida. O clube oferece uma moderna estrutura que conta com aparelhos de musculação e ginástica, além do acompanhamento permanente de dois educadores físicos que monitoram o andamento dos exercícios de cada atleta, visando a segurança e o melhor desempenho.
O clube conta ainda com um completo parque aquático, composto de quatro piscinas, sendo uma delas de formato olímpico, atendendo sempre aos associados, bem como campeonatos estaduais de natação profissionais. Também são oferecidas as modalidades de polo aquático, vôlei de areia, futevôlei, hidroginástica, muay thai para mulheres, tênis e peteca. Os atletas não precisam se preocupar em levar os materiais esportivos, já que o clube disponibiliza todo aparato aos usuários.
Estrutura
Como cumprimento de um conjunto de normas de padronização estrutural, o CEL da OAB conquistou o Certificado ISO9001, comprovando a excelência de manutenção e uso do espaço, que conta com jardins, quadras, piscinas, salão principal, píer, saunas revitalizadas, redário, quiosques, berçário, posto de enfermagem, capela, quatro bares e uma brinquedoteca em fase de finalização. Os quatro bares passaram a servir comida saudável e a abrir para eventos de happy hour todas as quintas-feiras, além de oferecer diariamente almoço aos visitantes.
Responsabilidade ambiental
Em meio às altas temperaturas e à baixa umidade registradas em Goiânia nos últimos dias, um casal parece pouco se importar com o fator de incômodo para a maioria dos goianienses. Os personagens em questão são duas aves quero-quero, que se misturam ao ambiente devido à fauna local próxima e carinhosamente são chamadas de “estagiárias” no Centro de Cultura, já que auxiliam na manutenção dos gramados nos campos de futebol, por se alimentarem de insetos. Esse intercâmbio com a natureza está presente em todos os espaços do clube que possui uma reserva ambiental rica com espécies da fauna e da flora, além de um trabalho de preservação dos recursos hídricos existentes no local.
Por conta dessa responsabilidade, o antigo lago do clube foi desativado para manutenção da área de reserva ambiental do CEL. “Estamos respeitando as áreas de preservação ambiental, além, de compensarmos com reflorestamento os locais previstos”, explica Israilton. Para a efetividade dessa responsabilidade social, a diretoria elaborou projeto que está em fase de aprovação pela prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Ministério Público. “Após esses trâmites, colocaremos a obra em andamento, fazendo a reestruturação do local onde funcionava o lago e o plantio de árvores nativas”, destaca o diretor-geral do CEL.
Texto: Maria Amélia Saad; Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO