CDSG da OAB-GO se manifesta sobre repressão ocorrida aos seus membros na 28ª Parada LGBTQIAPN+, em Goiânia

04/07/2023 Nota Oficial, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), vem a público reafirmar seu compromisso institucional na garantia de direitos das pessoas LGBTQIAPN+, diante dos episódios desrespeitos ocorridos no último dia 25 de junho na 28ª Parada LGBTQIAPN+ realizada em Goiânia, e ocasionados por representantes de uma determinada secretaria do município goianiense envolvida na organização do evento.

Na festividade, que dispunha de um trio elétrico, membros da CDSG que haviam sido convidados anteriormente foram obrigados a se retirarem do local por determinação de representantes da pasta municipal.

Sendo a OAB a maior entidade civil do país, neste caso, representada por sua Comissão como agente participativo da pauta, a postura feriu o diálogo institucional, desarmonizando a ressonância que dá voz à sociedade brasileira e a todas às  iniciativas e demais organizações que atuem nesse sentido.

Não há lugar em nossa sociedade para a intolerância e a discriminação sexual e de gênero. É completamente inaceitável que uma figura pública, ou qualquer pessoa, impeça a OAB por meio de seus representantes de adentrar ou permanecer em espaços públicos.

Nossas contribuições para a comunidade, nosso trabalho e, principalmente, nossa irretocável contribuição histórica são valiosas e devem ser reconhecidas e celebradas, não desrespeitadas.

Diante do ocorrido, pedimos que a secretaria envolvida reconheça a gravidade de suas ações, e se desculpe publicamente por seus comportamentos desrespeitosos. A CDSG seguirá atuando pela promoção de uma sociedade realmente igualitária, plural e inclusiva, que priorize a múltipla diversidade do ser humano.

CDSG da OAB-GO

×