A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direito Previdenciário e Securitário, se reuniu nesta quinta-feira (28/09) com a Gerência Executiva do INSS. Na pauta, dificuldades que advogados previdenciaristas enfrentam em Uruaçu, município da região norte do estado.
A reunião foi realizada a pedido de demanda solicitada durante visita da comitiva do OAB-Ouve, em Uruaçu. De acordo com Kátia Paiva, membro da comissão, o principal problema está relacionado à falta de servidores nas agências do INSS naquele município. “Com isso, automaticamente, não há agendamento de benefícios”, diz. Outra reclamação é a escassez de profissionais de assistência social na mesma unidade.
Após a exposição deste problema, o representante do INSS confirmou que o órgão irá disponibilizar mais um servidor para Uruaçu. O município terá, assim, cinco profissionais. “Além disto, em relação aos agendamentos, nos foi garantido que no prazo de 10 a 15 dias, eles passarão a funcionar normalmente”, adianta Kátia Paiva.
Segundo a secretária adjunta da OAB-GO, Delzira dos Santos Menezes, a reunião foi proveitosa e a Comissão acredita que a promessa da solução dos problemas será cumprida. “Esta é uma forma de tentarmos resolver essas questões que afligem tanto a advocacia quanto à sociedade”, afirma.
Por fim, em relação à situação da assistente social em Uruaçu, será providenciado para que ela disponibilize mais datas para comparecer a comarca, já que atualmente ela reside em Niquelândia e vai para Uruaçu a cada 15 dias.
Estiveram presentes na reunião a conselheira seccional, Maura Campos; a presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior (CEAS), Sara Mendes; as advogadas Danielle Pereira, Laura Reis e Eliete Borges; e os gerentes exectivos do INSS, Edgar da Silva e Paulo Amaral.