CDPcD participa de Audiência Pública sobre Equiparação das Fissuras Craniofaciais

O membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD), Willian Veloso, participou, na manhã desta terça-feira (17), de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O objetivo do encontro foi discutir o Projeto de Lei “Equiparação das Fissuras Craniofaciais”.

A criação do PL é de autoria do deputado estadual Lívio Luciano, que tem o objetivo de proporcionar aos portadores de intercorrência fisicofaciais maior proteção legal e combate à discriminação.

Segundo Willian Veloso, atualmente as pessoas que possuem as fissuras craniofaciais como Lábio Leporino, Pierre Robin e Fissura de Tessier não são reconhecidos pela Justiça Civil como pessoas com deficiência, ocasionando situações de bullying, preconceito e discriminação.

O presidente da CDPcD Hebert Batista comenta que o preconceito enfrentado por essas pessoas lhes tira o direito à plena vivência em sociedade, oportunidades de trabalho, de lazer e diversos  direitos legais.

Willian comenta a Comissão irá acompanhar o trâmite do Projeto para que no final seja sancionado pelo executivo. O advogado ainda revela que com a criação deste PL  as pessoas deficientes ganharão mais direitos e terão um aumento da autoestima. “Serão diversos benefícios garantidos , entre eles vagas para concursos, cotas para PCD”, afirma.

“Nós da CDPcD vemos esse Projeto com ótimos olhos e parabenizamos o deputado pela iniciativa. Tudo aquilo que venha trazer benefícios às Pessoas com Deficiencia é muito bem visto por nós que temos o mesmo”, comenta Willian. 

×