Carmencita Balestra: um novo capítulo na advocacia aos 70 anos

26/08/2024 Notícias

Em um mundo onde a idade muitas vezes é vista como um limite, Carmencita Balestra, agora com 70 anos, nos prova que os sonhos não têm prazo de validade. Recentemente, ela conquistou sua carteira de advogada na solenidade da manhã de 26 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), conduzida pelo presidente, Rafael Lara;  marcando uma nova fase em sua vida, após mais de três décadas dedicadas ao ensino de Educação Física.

Sua trajetória é uma inspiração não apenas para os mais jovens, mas para todos que acreditam que a vida é um campo vasto de possibilidades, independentemente da idade. Carmencita revela que sempre possuiu um desejo profundo de seguir os passos de seu pai, que também era advogado. “Eu me aposentei em 2018 e vi que ficar parada não era uma opção. Sempre tive vontade, e a oportunidade finalmente chegou”, compartilha ela, com um brilho nos olhos que revela o quanto esse sonho foi acalentado ao longo dos anos.

Uma caminhada árdua, mas vitoriosa

Mas a jornada não foi isenta de desafios. Enfrentar o etarismo no meio acadêmico foi uma batalha diária. “Desde o momento em que você entra na faculdade, a questão da idade se torna uma barreira. Não há um atendimento diferenciado, as dificuldades são reais, mas isso não me desestimulou. Pelo contrário, desafiei a todos a chegarem à minha idade com o mesmo vigor e determinação”, diz Carmencita, com a firmeza de quem nunca deixou de acreditar em si.

Inspiração

Sua determinação não passou despercebida. Além de seus familiares, como um neto e dois sobrinhos que se formaram em Direito no ano passado, Carmencita inspira muitas outras pessoas a seguirem seus sonhos, não importando quantos anos tenham. “Devemos acreditar num mundo melhor, mais justo, onde as pessoas conheçam e defendam seus direitos”, afirma ela, com a convicção de quem sabe que está apenas começando.

Direitos das Pessoas Idosas

Carmencita é também uma militante de longa data na defesa dos direitos das pessoas idosas, uma causa que sempre esteve próxima ao seu coração. “Desde os anos 80, sou presidente de um conselho de idosos, fui do conselho estadual, e agora, como advogada, posso defender ainda mais os direitos na área da Previdência Social”, explica, mostrando que sua nova profissão é uma extensão natural de sua luta de décadas.

Mensagem de esperança!

Quando questionada sobre a mensagem que gostaria de deixar para aqueles que estão começando na advocacia, Carmencita responde com a sabedoria de quem vive intensamente: “Acredite na sua idade. A cronologia não é um impeditivo para você alcançar seus sonhos.”

A história de Carmencita Balestra é um lembrete poderoso de que nunca é tarde demais para recomeçar, para sonhar, e, acima de tudo, para acreditar. Seu exemplo ecoa como uma voz firme contra o preconceito etário, inspirando não apenas advogados, mas todos os que, em algum momento, sentiram que era tarde demais para seguir um novo caminho.