Em mais um evento de interiorização da campanha Advocacia Sem Assédio, promovida pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), ocorreu na última terça-feira (4) o lançamento da campanha nas subseções de Anicuns e Trindade. A iniciativa conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).
Na oportunidade, estiveram presentes a presidente da CMA, Fabíola Ariadne, a vice-presidente da Casag, Néli Cárita, a conselheira federal por Goiás, Ariana Garcia, e representantes das diretorias das subseções, na figura do presidente George Alexander Neri e da presidente da CMA local, Isabella Morais, em Trindade; e do presidente Sandro Rodrigues e da presidente da CMA local, Thaís Santana, em Anicuns.
Lançada em 2022, a campanha tem o objetivo de promover uma ação conjunta para atuar no combate ao assédio sexual, moral e institucional contra as mulheres advogadas de todo o estado de Goiás. A ação vai chegar em todas as subseções por meio de eventos regionais, rodas de conversa e realização de lives, além da vistoria contínua do canal de denúncias (acesse aqui).
Combate ao assédio
A presidente da CMA, Fabíola Ariadne, ressaltou que a comissão continua forte na interiorização. “Tivemos um evento muito importante ontem, que foi levar essa missão que o presidente nos atribuiu de falar sobre assédio no interior do estado. Combater o assédio à mulher é enfrentar a violência mais comum que nós sofremos desde a menor idade. Conto com a colaboração da advocacia de Trindade e Anicuns na ampliação e divulgação desta campanha”, disse.
Em sua palestra, a conselheira federal por Goiás, afirmou que a campanha é o primeiro projeto de uma série de muitos que estão sendo pensados pelo Conselho Federal, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA). “Buscamos uma igualdade não numérica, mas qualitativa, porque pensamos na advogada no cotidiano da advocacia e em seus papéis como formadora de opinião”, destacou.
A vice-presidente da Casag, Néli Cárita, afirmou que “ações como essa buscam garantir dignidade para que todas as mulheres possam exercer sua profissão sem violências, constrangimentos e discriminações. Somos guardiões da nossa Constituição e lutamos para tornar o exercício da advocacia cada vez mais igualitário e respeitoso para todas”, declarou.
Subseções
A presidente da CMA na subseção de Anicuns, Thaís Santana, destacou que “foi uma noite de muito aprendizado e reflexões, com participação de colegas advogados e advogadas que podem fazer a diferença na advocacia e no cotidiano”. Segundo ela, a seccional abriu espaço para que a campanha chegasse à subseção.
O presidente da subseção de Anicuns, Sandro Rodrigues, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a iniciativa e ressaltou ser uma luta de todos. “Foi um evento lindo, significante, instrutivo e extremamente necessário a toda população, e muito bem estendido com as devidas transformações e enfrentamentos, sejam no dia a dia como nos ambientes laborais, Fóruns, Tribunais, Delegacias e nos próprios escritórios. A Subseção de Anicuns não só abraça, mas apoia e impulsiona tal transformação.”
Em Trindade, a presidente da CMA, Isabella Morais, disse que “é um caminho ainda longo, mas temos a certeza que lá na frente fará toda diferença. Temos que continuar passando essa mensagem adiante para tentarmos identificar, lidar e mudar essa realidade”, salientou.
O presidente da subseção de Trindade, George Alexander Neri, disse: “fico muito orgulhoso por essa iniciativa da OAB em abordar um tema tão sensível que é o assédio na advocacia. Quando a gente começa a tocar no assunto a dor é sentida, as percepções ficam mais claras e a gente entende a importância de se debater o tema. Parabéns a todas as mulheres que encamparam essa campanha”, ressaltou.