Campanha Advocacia sem assédio é promovida em Jataí

29/06/2023 Notícias, Subseção

Em mais um evento de interiorização, a campanha Advocacia sem assédio chegou à subseção de Jataí nessa quarta-feira (28 de junho). Esta é a 17ª subseção a receber a iniciativa que pretende promover uma ação conjunta para atuar no combate ao assédio sexual, moral e institucional contra as mulheres advogadas de todo o estado de Goiás.

A campanha é realizada pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) e conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).

Na oportunidade, estiveram presentes a presidente da CMA, Fabíola Ariadne, o presidente da subseção de Jataí, Tiago Setti, a presidente da CMA de Jataí, Lídia Almeida, o diretor-adjunto da Casag, Haroldo Ferraz, além da advocacia jataiense. Lançada em 2022 pela Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal, a campanha vai chegar em todas as subseções por meio de eventos regionais, rodas de conversa e realização de lives, além da vistoria contínua do canal de denúncias (acesse aqui).

A presidente da CMA, Fabíola Ariadne, destacou o avanço da campanha pelo interior do estado. “Estamos mais motivadas ainda porque conseguimos aprovar no Congresso Nacional, faltando apenas a promulgação presidencial, o Projeto de Lei que inclui no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) a possibilidade de suspender o direito de advogar de pessoas que praticarem assédio moral, assédio sexual e discriminação”.

Ela ainda ressaltou o engajamento da advocacia de Jataí nas matérias de defesa dos direitos das mulheres. “É sempre grande e de impacto, vide, como exemplo, o projeto Mulheres empenhadas promovido pela subseção, um exemplo a ser seguido”.

O diretor-adjunto da Casag, Haroldo Ferrar, destacou que o foco da campanha envolve o respeito, a conscientização e a informação de toda advocacia goiana para o tema. “Sem sombra de dúvidas, a campanha traz, de forma simples e objetiva, definições, dispositivos legais e exemplos práticos de prevenção e defesa contra o assédio em todas as suas vertentes. Atitude que deixaremos como um legado para toda advocacia. E nossa Caixa de Assistência se mostra sensível ao tema, apoiando-o direta e incisivamente”.

O presidente da OAB Jataí, Tiago Setti, pontuou durante o evento que a cultura do desrespeito deve ser rechaçada, que as pessoas não podem fazer o que bem entendem sem dimensionar as consequências de seus atos, em especial aquelas condutas que importem em assédio a outra pessoa, especialmente em relação às mulheres e às minorias. “Quando uma mulher se impõe diante de uma situação de assédio ela não está se masculinizando, assim como quando um homem mostra sensibilidade e chora não está se afeminando. A imposição de alguém contra o assédio é uma luta de todos, e a OAB está de parabéns pela iniciativa da campanha, cujo sucesso é um importante passo para diminuir esse ranço social-cultural que é o assédio”.

A presidente da CMA de Jataí, Lídia Almeida, destacou que a campanha fortalece ainda mais o nosso sistema e a advocacia. “As advogadas precisam de conhecimento, proteção, acolhimento e principalmente respeito.”