Câmara Municipal presta homenagem aos advogados

27/08/2008 Antiga, Notícias


 


Como parte das comemorações do mês do advogado, a Câmara Municipal de Goiânia prestou homenagem à advocacia goianiense nesta terça-feira (26). A sessão especial foi realizada na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e contou com as presenças do diretor-adjunto da Escola, Alexandre Iunes, e dos presidentes das Comissões da Advocacia Jovem, Otávio Alves Forte, e de Ensino Jurídico, o conselheiro seccional Flávio Buonaduce Borges.


A Moção Legislativa de Aplauso foi entregue aos advogados Samuel Junio Pereira, Leonardo Martins, Ludmila Torres, Lúcio Flávio Siqueira, José Fernandes Peixoto Júnior, que representou o presidente da Saneago, o advogado Nicomedes Domingos Borges, ao conselheiro seccional Flávio Buonaduce e ao diretor da ESA-GO Alexandre Iunes Machado, representante do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, homenageado em nome de toda a advocacia goianiense.


Ao receber a Moção Legislativa como destaque na profissão, Flávio Buonaduce dividiu a homenagem. “Hoje quem recebe esta moção são todos os advogados e advogadas de Goiânia”, disse. “É um reconhecimento a cada advogado, profissional imprescindível  na administração da Justiça e na consolidação do Estado Democrático de Direito”.


Terça-Prática


Após a homenagem, foi realizada mais uma edição da Terça-Prática. Um dos convidados da noite foi o advogado Marcos Afonso Borges, considerado um processualista de destaque no meio jurídico. Advogado desde a década de 60, é professor Emérito da Universidade Federal de Goiás,  membro titular da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia Goiana de Letras Jurídicas, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Pan-Americano de Direito Processual.


Marcos Afonso falou sobre o perfil do profissional que o mercado exige. “O advogado tem que ser honesto, tem que ser um apaixonado pela profissão e viver dentro da ética”, alertou. “A vida do advogado é cheia de altos e baixos, e já teve muito glamour”, lembrou ao citar que, há anos, era comum as famílias formarem pelo menos um bacharel em Direito. “Se a família não tivesse um advogado não havia realização no campo social”. O professor explicou que hoje a realidade é diferente devido ao grande número de bacharéis que saem das faculdades todos os anos.


Flávio Buonaduce Borges, filho de Marcos Afonso e que também participou da Terça-Prática, destacou a importância do Exame de Ordem para selecionar os bacharéis que chegam ao mercado. “Não se trata de reserva de mercado”, ressaltou. “Se a Ordem não tivesse uma preocupação com o ensino jurídico, com o profissional que chega ao mercado, simplesmente abriria suas portas para todos os bacharéis para arrecadar muito mais, o que não condiz com a política de uma instituição séria como a OAB”, explicou.  O conselheiro ressaltou ainda aos jovens profissionais que é preciso sempre estar atualizado. “Não desistam, mas estudem sempre, porque o mercado é exigente e só absorve aquele profissional que se dedica e se atualiza”.


O projeto Terça-Prática é um dos serviços oferecidos pela Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO. Por meio dele, advogados de renome contam suas experiências aos jovens profissionais.  A comissão realiza ainda os programas OAB vai à Escola e OAB vai à Faculdade, Quarta-Cultural, além de coordenar o Banco de Oportunidades e os Escritórios Compartilhados.


 


27/8 – 10h15


×