A Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO realizou o Ciclo de Palestras “OAB vai à Escola” no Colégio Polivalente de Uruaçu, no início da tarde desta sexta-feira (15) e minicursos para advogados em início de carreira, bacharéis e estagiários, na noite do mesmo dia. O presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho prestigiou os dois eventos e manifestou satisfação pelas ações realizadas pelos jovens advogados.
Segundo Enil, as duas ações realizadas pela CAJ trazem muita relevância para a sociedade. “O trabalho que esses advogados jovens têm feito reflete o grande propósito da Ordem dos Advogados do Brasil que é contribuir para uma sociedade melhor. Quando se leva temas recorrentes do cotidiano para os alunos das escolas, estamos plantando as sementes da honestidade nessas crianças, adolescentes e jovens. Precisamos acabar com a corrupção e, investir nestes cidadãos em formação que muito poderão contribuir para a sociedade?, explicou. Sobre o minicurso promovido pela CAJ, que atinge advogados em início de carreira, bacharéis e estagiários, Enil afirmou que esta ação acrescenta na carreira profissional daqueles que já estão na advocacia ou que pretendem entrar. “Investir em qualificação profissional e ajudar a formar advogados pautados na ética e com foco na sociedade é uma das metas da OAB-GO e, satisfaz-me conhecer este rico trabalho que tem sido desempenhado pela CAJ”, concluiu.
OAB vai à escola
Mais de 400 alunos ouviram a advocacia jovem da OAB-GO palestrar sobre Cidadania, Internet, Redução da Maioridade Penal e Voto Consciente. Palestraram os membros da CAJ: Bruna Danielle de Paula Rezende, Luiz Alves de Carvalho Filho e Paulo Felipe Souza.
De acordo com Luiz, os alunos se mostraram bastante interessados em razão dos assuntos, como a internet, a cidadania e a redução da maioridade penal. “Para nós é muito importante participar deste tipo de evento porque além de realizar uma ação social, acrescenta muito em nossa carreira como profissional”, explicou.
Para Bruna, o uso da internet de forma consciente e os riscos por trás desta ferramenta atrai o interesse nos estudantes. “Os alunos ficam mais interessados e conseguimos despertar neles o senso de responsabilidade e de comunidade num todo, principalmente do respeito entre eles e a conscientização de um futuro melhor”, acrescentou.
Segundo Paulo Felipe, a diretora do colégio, Edivânia Aparecida Graciano destacou que a receptividade dos alunos é infinitamente maior do que se um professor estivesse expondo o mesmo assunto. “O fato dos advogados virem de outra cidade e vestidos a caráter como manda a profissão tem uma influência muito grande. Quem mais se beneficia com esta troca somos nós advogados – é muito gratificante fazer este trabalho social e acreditar que podemos fazer a diferença na vida de cada um daqueles alunos”, finalizou.
Minicurso
O minicurso sobre os Impactos do Novo CPC na Advocacia realizou-se à noite, no Tribunal do Júri da cidade. O secretário-geral adjunto, Otávio Alves Forte discorreu sobre a importância de se conhecer o que traz de diferente o novo CPC.
Os eventos foram realizados pela OAB-GO em conjunto com a CAJ, a subcomissão de Integração e Relações Institucionais e a subseção da OAB de Uruaçu.
(Texto: Denise Rasmussen – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)