Os jovens advogados goianos contam agora com três Escritórios Compartilhados para auxiliar nas suas atividades profissionais. Instaladas no prédio do OAB-Saúde, localizado na Rua 100, próximo ao fórum de Goiânia, as salas foram inauguradas ontem (14) pelos presidentes do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto, da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Otávio Alves Forte, e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos.
A solenidade foi marcada pela presença maciça de diretores, conselheiros seccionais e federais da OAB-GO, de presidentes de comissões e subseções da entidade, de diretores da Casag e de integrantes da CAJ. A inauguração teve ainda a participação de representantes da magistratura, do Ministério Público e de autoridades locais.
Em seu discurso, Otávio Forte ressaltou a relevância da inauguração para a categoria, que tem, em Goiás, mais de 6 mil jovens profissionais. Não basta tirar a carteira de advogado. O profissional em início de carreira tem de se sentir advogado. Tem que ter condição de exercer sua profissão. É isso que leva à valorização da categoria, que a torna independente, afirmou. Essa tem sido uma das grandes lutas da Seccional goiana. E inaugurar os Escritórios Compartilhados é mais uma ação da entidade pela valorização da advocacia de Goiás, destacou.
Nesse sentido, o presidente da Seccional goiana acrescentou: Entregando estes escritórios, estamos buscando diminuir as dificuldades por que passam aqueles que acabam de chegar ao mercado de trabalho. Miguel Cançado lembrou que a grande preocupação que se tem hoje é justamente com advocacia jovem, com o ensino jurídico, com o Exame de Ordem, ou seja, com o mercado de trabalho e a valorização da profissão. E a OAB-GO tem estado presente no cotidiano da categoria com uma grandiosa linha de serviços, que está sendo ampliada, hoje, com a entrega deste espaço aos profissionais iniciantes, afirmou. Devolver a anuidade à categoria em forma de serviços efetivos é o que tem feito a OAB-GO. Esta é a marca forte da advocacia de Goiás, concluiu Miguel Cançado.
O presidente da OAB nacional enfatizou que a importância da Ordem dos Advogados do Brasil é compreendida por todos. Desde cedo percebemos que a visão da OAB é a que enxerga o Estado democrático de direito e faz com que esse enxergar seja compartilhado por todos. Para Cezar Britto, a responsabilidade de defender a Constituição e a ordem jurídica do Estado democrático de direito, atribuída à entidade pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, depende do fortalecimento da categoria.
Hoje, nós temos sentido cada vez mais a necessidade de nos fortalecermos. Somos mais de 600 mil advogados, desses, mais de 300 mil tem menos de 10 anos de formados. Temos, atualmente, cerca de 3 milhões de vagas nos cursos de direito, boa parte ocupadas por instituições que trocaram a necessidade do saber pela ganância do lucro fácil, relatou. Precisamos lutar cada vez com mais empenho pela valorização da nossa categoria. E completou: É com muita honra que participo da inauguração dos Escritórios Compartilhados da Seccional de Goiás, que tem sido um braço forte da Ordem dos Advogados do Brasil na luta pela valorização profissional.
15/11 12h40