Após reunião com advogados de todo o Estado, TJ-GO apresenta soluções

23/04/2013 Judiciário, Notícias

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, levou representantes das 43 subseções da Ordem no Estado para reunião com o presidente do TJ-GO, Ney Teles de Paula. Durante duas horas, magistrados e advogados discutiram soluções para a carência de juízes e servidores em Goiás, sobretudo nas comarcas do interior.

"A situação é quase insustentável e até reconhecemos o empenho do Tribunal em buscar soluções, mas tememos que o remédio não chegue a tempo de salvar o paciente", afirmou Tibúrcio. O presidente da OAB-GO prontificou-se a atuar ao lado do TJ-GO numa união de forças com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Ministério Público, dada a gravidade do problema. Existem em Goiás 92 varas sem juízes e a Ordem estima que seriam necessários de 120 a 150 magistrados, além de servidores, para o Judiciário atender à demanda de processos.

Ney Teles dispensou apoio dos demais poderes e afirmou que ampliou de 34 para 64 o número de vagas de concurso que já está em andamento e deve ser concluído até outubro. Antes do fim deste processo seletivo, comprometeu-se a lançar novo edita para contratação de mais juízes, a fim de sanar toda a demanda do Estado. Além disso, lançará edital em maio de concurso unificado para contratação de servidores para todo o Estado. "Tudo o que é possível dentro da lei e dos parâmetros do CNJ estamos fazendo. Temos um sincero propósito de acertar", afirmou.

Tibúrcio afirmou que os prazos são positivos e demonstrou otimismo com as soluções apresentadas pelo TJ-GO. "Saio da reunião mais animado. Pelo panorama apresentado, podemos prever que ao menos 90 juízes devem ser contratados até meados de 2014, o que será em tempo. A reunião foi muito proveitosa, a OAB quer contribuir com o Tribunal nesse espírito colaborativo", concluiu Tibúrcio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

×