Aniversário de Goiânia: palavra do Presidente

24/10/2023 Institucional, Notícias

Querida Goiânia,

Nestes 90 anos de sua fundação, a advocacia tem muito a agradecê-la. Nossa parceria tem sido profícua e exitosa.Trabalhamos pelo seu nascimento, defendendo seus direitos, antes mesmo de sua concepção.

Sustentamos as condições jurídicas para que aquele secular sonho de capital moderna e progressista, no Centro do Brasil, se tornasse realidade.Defendemos os seus direitos enquanto nascituro, para que todos os poderes e povos pudessem alojar-se em sua circunscrição.

Você veio ao mundo, em 24 de outubro de 1933, se tornando referência modernista, um baluarte da art decó fora da Europa, um modelo em planejamento urbano.Elementar que, diante dos problemas naturais em seus desenvolvimento e crescimento, nos posicionamos a soluciona-los.Nos seus primeiros anos de vida, garantimos direitos base para que a convivência familiar, comunitária, pudesse livremente se manifestar, em ambiente livre de qualquer ameaça.

Na sua juventude e fase adulta, estivemos à frente da defesa dos direitos de seus cidadãos e de uma organização política democrática.  Assim, nestas nove décadas de vida, protagonizamos importantes páginas de sua história, a serem lembradas por gerações e gerações.

Em contrapartida, você foi berço do nosso bem mais inestimável: a vida de milhares de advogados e advogadas. Ofereceu seu colo protetor para que aqui puderam nascer, estudar; e recebeu de braços abertos aqueles que te escolheram para a atividade profissional. Homens e mulheres, que se dedicaram prontamente para que a Justiça sempre se fizesse presente junto ao seu povo, escrevendo a páginas de suas histórias.

Eles se dedicaram honrosamente à defesa de sua ordem jurídica, para que os direitos humanos aqui se fizessem presentes e que os ideais democráticos fossem um norte nunca esquecido por seus governantes. É certo que, nessa luta, tivemos altos e baixos. Mas nunca desistimos um do outro; mantendo uma relação de reciprocidade e cumplicidade.

Formamos em seu seio a maior e mais lembrada entidade civil em atuação junto ao seu povo goiano: a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás. Uma entidade que não se cala, não se curva, não se corrompe, a voz independente de seu povo.

Em par com outras instituições, nestes seus 90 anos, travamos o bom combate, entregando a você o protagonismo que faz jus. Entregamos à sociedade o poder de lutar por seus direitos, haja o que houver. Firmamos nosso atuar como um serviço próprio do regime democracia, assumimos os anseios populares da pacificação, da postura da legalidade no Estado.

A advocacia é hoje uma grande protagonista na sua constituição, um suporte para suas lutas, para tudo aqui que tornastes, para tudo aquilo que ainda será. Temos muito a agradecer, mas precisamos informar: continuaremos nessa jornada em prol de sua melhoria.

Vida longa a Goiânia, vida longa à advocacia!

Rafael Lara Martins