Além do jurídico, Comissão da Mulher Advogada atua na promoção de uma sociedade mais justa, respeitosa e equitativa

07/11/2023 Comissões, Notícias

Para além de questões jurídicas, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) desempenha um papel importante na sociedade goiana, se dedicando ativamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres, bem como na luta contra assédios e agressões, sejam elas quais forem.

Não só dentro da OAB, mas com ações públicas visando atingir toda a sociedade civil, a comissão objetiva estimular o debate sobre questões de gênero, promovendo a igualdade entre homens e mulheres, especialmente no campo da advocacia. De acordo com a presidente da CMA, Fabíola Ariadne, um dos focos principais é garantir que as mulheres advogadas sejam reconhecidas e valorizadas em suas carreiras, lutando por igualdade salarial e oportunidades profissionais justas.

“Estamos empenhadas em combater a discriminação, tanto no contexto jurídico quanto na sociedade em geral. Isto inclui a busca por igualdade salarial e oportunidades de progresso profissional que estejam em paridade com os homens, um compromisso que, por sua vez, contribui para a construção de uma advocacia mais justa e igualitária”, disse Fabíola.

Projetos sociais

A comissão também se destaca por suas iniciativas sociais. Recentemente, capacitou 160 advogadas como multiplicadoras no projeto “Educação e Justiça – Lei Maria da Penha na Escola”, promovendo a conscientização sobre a violência doméstica. Além disso, diretoras e membras da comissão desenvolveram uma cartilha sobre os direitos das mulheres com câncer, distribuída em locais estratégicos para ampliar o acesso à informação sobre tratamentos, isenções fiscais, medicamentos, assistência social, direitos reprodutivos, entre outros.

A CMA também participou da elaboração do “Protocolo Todos por Elas”, uma iniciativa do governo de Goiás que tem como foco a capacitação dos profissionais que atuam em bares, restaurantes, shows, hotéis e estabelecimentos. O protocolo visou capacitá-los a oferecer apoio e assistência às mulheres em situações de violência, desempenhando um papel fundamental na prevenção e resposta a esse problema.

Além disso, a comissão também organizou um evento de coleta de sangue nas instalações da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) em parceria com o Hemocentro. Essa ação solidária contribuiu para a disponibilidade de sangue para tratamentos médicos e emergências, demonstrando o compromisso da nossa comissão com a comunidade em geral.

“Todas essas ações ocorreram ao longo de 2023, demonstrando nosso comprometimento com a promoção dos direitos das mulheres e a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade”, destacou a presidente Fabíola. Segundo ela, o propósito da comissão é “superar barreiras e estereótipos de gênero para criar um ambiente mais equitativo e inclusivo na advocacia e na sociedade como um todo”.

×