Os vencedores da oitava edição do Prêmio Innovare foram apresentados, nesta quinta-feira (15), na Sala de Sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles, o advogado inscrito na OAB-GO Sebastião Ferreira Leite, integrante da Comissão de Direitos Humanos da instituição, premiado na categoria Advocacia, que teve cem inscritos. O prêmio identifica e divulga as melhores práticas de aperfeiçoamento e modernização da Justiça no Brasil.
Presidente da seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio parabenizou Sebastião pelo "merecido prêmio". "A OAB-GO se orgulha de um de seus membros novamente receber tão importante distinção", afirma. "Sou grato à formação humanística e moral que recebi. Para quem saiu de uma terra sem escritura, sinto orgulho, honra, dignidade e satisfação", destaca o premiado.
Os temas deste ano foram: Justiça e Inclusão Social e Combate ao Crime Organizado. Os 371 inscritos concorreram em seis categorias: 105 práticas inscritas na categoria Juiz Individual; 100 em Advocacia; 74 em Ministério Público; 40 em Defensoria Pública; 25 em Tribunal; e 27 no Prêmio Especial. Os vencedores receberam R$ 50 mil, exceto o da categoria Tribunal, e o contemplado da categoria Prêmio Especial ainda fará um intercâmbio no exterior oferecido pelo o Human Rights Institute/IBA.
O Innovare foi lançado em 2004 no Ministério da Justiça para identificar problemas e propor melhorias para o sistema judiciário brasileiro por meio de ações inovadoras. Desde seu lançamento, foram apresentadas cerca de três mil práticas que constam no cadastro do site www.premioinnovare.com.br.
Responsável pela definição das diretrizes e estratégias do prêmio, como escolha do tema e dos membros da Comissão Julgadora, o Conselho Superior do Instituto Innovare é composto pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Associação dos Magistrados do Brasil, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a Associação Nacional dos Defensores Públicos, a Associação dos Juízes Federais do Brasil, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República e as Organizações Globo. O Instituto é presidido pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça