Dezenas de advogados lotaram uma das salas da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) para participar do curso prático para árbitros sobre a Lei 9307/1996. O treinamento é promovido pela OAB-GO por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, presidida por Carla Sahium. As aulas começaram nesta quinta-feira (14) e vão até sábado (16).
O juiz de direito titular da 4ª Vara Cível da comarca de Goiânia, Aureliano Albuquerque Amorim, também juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), está ministrando o curso, que foi elogiado pelos participantes.
A advogada Andréa Antunes Cintra, que já é árbitra indicada pelo Creci há 4 anos, elogiou a inciativa: "É preciso reciclar já que tem aumentado a procura pela justiça arbitral." A advogada Camila Capuzzo, é árbitra há dois anos e ficou satisfeita com o primeiro dia de aula. "Todos nós estamos tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas com um nome de destaque, como o juiz Aureliano Albuquerque, que tem amplo saber jurídico", afirmou.
Já a advogada em início de carreira Keily Rezende Pantaleão não é árbitra ainda, mas se interessa pela ferramenta. "Ela é uma forma de resolver com rapidez os litígios, trazendo mais celeridade à justiça". Karla Bueno, que recentemente pegou seu cartão profissional de advogada, quer atuar como árbitra. "É uma nova forma de se fazer justiça", explica.